terça-feira, 22 de abril de 2014

"Do Primeiro Quilómetro à Maratona. Manual do Corredor" de Jéssica Augusto

A corrida já faz parte da vida dos portugueses. Sozinhos ou acompanhados, faça chuva ou faça sol, o importante é correr!

A verdade é que a corrida veio modificar a vida de muita gente. Seja pela saúde, pelo desporto ou simplesmente pela confraternização, a corrida veio para ficar.

A medalhada Jéssica Augusto explica tudo o que precisa de saber sobre corridas quer seja um iniciado, e esteja a dar os primeiros passos no paredão, ou a preparar-se para a maratona. Este é um verdadeiro manual do corredor, completo e prático com dicas sobre equipamento, alimentação, exercícios de aquecimento e alongamentos.

Jéssica Augusto traz-nos um livro essencial, onde partilha não só episódios da sua vida de atleta profissional, mas também o seu conhecimento e experiência, para que sejam cada vez mais os corredores em Portugal.

Sinopse:
«As provas, para profissionais e abertas ao público em geral, multiplicaram-se, e os paredões, estradas, matas e parques encheram-se de pessoas de sapatilhas que correm pelo prazer de correr. Para alguém como eu, que há anos dedica a sua vida à corrida, nada me enche mais de orgulho, porque sei que isso não será apenas positivo para a modalidade, traduzir-se-á também numa melhoria a vários níveis da saúde física e psíquica dos portugueses.»
Neste completo e prático manual do corredor, a atleta medalhada Jéssica Augusto explica-lhe tudo o que precisa de saber sobre corridas, quer esteja a dar os primeiros passos no paredão ou a preparar-se para correr a maratona:
- Escolha as sapatilhas certas de acordo com as características da sua passada
- Conheça os exercícios para aprender a controlar a respiração durante a corrida
- Equipamento ideal e os gadgets essenciais para potencializar a sua corrida 
- O que comer antes e depois dos treinos e das corridas
- Erros que não deve cometer durante as provas
- Como manter a motivação: tenha uma cabeça de campeão.
- Truques para combater as dores e incómodos comuns durante as provas
- Conheça os exercícios de aquecimento e alongamento mais adequados
- Planos de treino para passar da caminhada às corridas, para corridas de 5, 10, 15 quilómetros, para se preparar para a meia-maratona ou para a grande prova: a maratona.
Um livro essencial, onde Jéssica Augusto partilha não só episódios da sua vida de atleta profissional, como também o seu conhecimento e saber para que sejam cada vez mais os corredores em Portugal. Boas corridas!

Sobre a autora:
Jéssica Augusto nasceu em Paris a 8 de Novembro de 1981. Veio para Portugal com apenas seis anos, reside em Braga desde então. Descobriu a paixão pelo corta-mato e pelas competições no desporto escolar, começando a correr aos 16 anos. Ingressou no Sporting Clube de Braga em 2000, ano em que foi Campeã Europeia de Corta-Mato em Juniores. Chegou a estudar Enfermagem, mas optou por fazer apenas um ano do curso e dedicar-se a 100% aos treinos e à competição.
Deixou a formação bracarense para ser atleta do Maratona Clube de Portugal em 2007 e 2008, estreando-se nos Jogos Olímpicos de Pequim com o 20.º lugar nos 3000 metros obstáculos e com a presença nas meias finais dos 5000 metros. Em 2009, surgiu a possibilidade de competir como atleta individual. Aproveitou a oportunidade para fazer uma aposta diferente na sua carreira e desde então é atleta da Nike. Os resultados de grande nível estão à vista: Campeã Europeia de Corta-Mato em 2010, bronze nos 10 000 metros do Europeu de Barcelona no mesmo ano e Atleta Europeia por duas vezes (Novembro e Dezembro de 2010), na votação promovida pela European Athletics. Jéssica é uma atleta peculiar, passou por todas as disciplinas antes de apostar na mítica distância dos 42,195 km. A estreia na maratona aconteceu em 2011, na capital britânica. Foi oitava com 2:24:33, a segunda melhor marca portuguesa de sempre. No ano seguinte, ano dos Jogos Olímpicos de Londres, repetiu a classificação em Abril, quando preparava a estreia na maratona olímpica. Em Agosto, o palco londrino recebeu uma Jéssica Augusto determinada e muito emocionada no final, quando dedicou o sétimo lugar ao pai. Em 2013, viajou até ao Japão e subiu ao pódio na Maratona de Yokohama. O terceiro lugar possibilitou-lhe o regresso a terras nipónicas e o convite para participar na Meia-Maratona de Marugame, no início de 2014. A força, a persistência e o empenho irão acompanhá-la na viagem até aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016), a grande meta de Jéssica Augusto.


Sem comentários: