quarta-feira, 9 de abril de 2014

Cruzeiro Seixas no fio da memória

Título: Cruzeiro Seixas: A Liberdade Livre
Diálogo com José Jorge Letria
N.º de Páginas: 136 páginas
PVP: 13,99 €
Género: Não Ficção/Biografia
Nas livrarias a 16 de Abril
Guerra e Paz Editores | o fio da memória

Sinopse:
Artur Cruzeiro Seixas é um artista livre. É poeta, é pintor, por esta ou por outra ordem, de preferência pela desordem que se queira.

Neste livro, em entrevista a José Jorge Letria, Cruzeiro Seixas fala de tudo, das suas viagens por vários continentes, da sua paixão por África, da sua participação e forte envolvimento nos movimentos surrealistas, da sua criação artística. Fala com humor, irreverência, sem reservas.

Isto é, fala com liberdade, com a liberdade livre que é seu apanágio. Uma e a mesma fidelidade perpassam nas palavras deste artista, a fidelidade à criação, e a total abertura à descoberta ou, como ele diz: «O mundo está grávido de algo que ainda ninguém sabe o que vai ser.»

Sobre o autor:
É um artista plástico, comprometido com uma estética surrealista, a que se ligou no final dos anos 40 e da qual nunca mais abdicou.
Viveu intensamente. Viajou pelo mundo e radicou-se em Angola durante quase 20 anos. A vivência de África e o mergulho na etnografia e nas «artes primitivas» invadem toda a sua
obra.
É poeta. Os seus Desaforismos, tão belos como haikus, deviam ser lidos nas escolas como forma de abrir as mentes: «Por toda a parte há sonhos a empurrar outros sonhos para o abismo.»

Sobre a colecção
o fio da memória é uma colecção que quer preservar uma património cultural precioso: vida e obra de grandes artistas, escritores e pensadores portugueses. E quer fazê-lo de uma forma simples: dando voz aos próprios.
Numa entrevista conduzida por José Jorge Letria, o artista plástico e poeta Cruzeiro Seixas fala de si, da sua obra e do seu tempo. É a liberdade em discurso directo.

Próximo volume: João Abel Manta

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt