sexta-feira, 14 de março de 2014

Guerra & Paz publica o livro que pode ajudar a mudar Portugal

Título: Portugal, A Economia de Uma Nação Rebelde
Autor: José Manuel Félix Ribeiro
N.º de Páginas: 232 páginas
PVP: 16,90 €
Género: Não Ficção/Economia
Nas livrarias a 19 de Março
Guerra e Paz Editores

Sinopse:
Com a democracia fizemos escolhas. As escolhas fundadoras da nossa jovem democracia, os choques externos sobre a nossa economia e as preferências europeias acabaram por interagir imprimindo uma dinâmica à nossa vida económica e social que puseram Portugal de joelhos.

Portugal é um dos «elos mais fracos do sistema do euro». As deficiências na criação do euro converteram-nos num alvo de sucessivos ataques dos mercados financeiros, a que sucumbimos aumentando a nossa dívida externa e reduzindo drasticamente a nossa liberdade de acção presente e futura. Temos de rever as nossas escolhas fundadoras: é preciso mudar o modelo económico e social; é preciso alterar o nosso compromisso europeu.

Há soluções. Este livro defende que Portugal deve ter como prioridade externa integrar uma Parceria Transatlântica de Comércio e Investimento da Europa com os EUA, o Canadá e México. O autor aponta escolhas que defendem Portugal e o podem fazer crescer. Avançando para uma especialização mais inteligente, Portugal pode ser um actor ganhador na globalização.

Sobre o autor:
Nasceu em 1948, licenciou-se em Economia em 1973, pelo então Instituto Superior de Ciências Económicas e Financeiras, e doutorou-se em Relações Internacionais pela Universidade Nova de Lisboa, em 2012.
Fez carreira na Administração Pública. Coordenou, de 1986 a 1994, a preparação de programas estruturais para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia negociados com a Comissão Europeia e, de 1995 a 2007, no Departamento de Prospectiva e Planeamento do Governo português, participou nos trabalhos preparatórios de três dos Planos de Desenvolvimento co-financiados pelos Fundos Estruturais da União Europeia.
A sua actividade distribuiu-se pelas áreas da economia industrial, internacional, estudos prospectivos e análise geopolítica.
Tem uma extensa lista de publicações e de colaborações institucionais, entre outras, desde 1986, com o Instituto da Defesa Nacional.




Sem comentários: