quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

O Guarda-chuva de Mariana, da turma 4º.1 SEV, da Escola EB1 de Sever de Vouga, é o conto vencedor do prémio promovido pelo Correntes D’Escritas e pela Porto Editora.

Foram anunciadas esta manhã, na Sessão Oficial de Abertura do Correntes D’Escritas, os vencedores da VI edição do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D’Escritas | Porto Editora, uma iniciativa que visa distinguir um conto inédito, em língua portuguesa, escrito e ilustrado por alunos do 4.º ano, num trabalho coletivo supervisionado pelo respetivo professor.
O júri atribuiu o primeiro lugar à turma da turma 4º.1 SEV, da Escola EB1 de Sever de Vouga (Agrupamento de Escolas de Sever do Vouga), com o conto O Guarda-Chuva da Mariana. Em segundo lugar, ficou O Circo do Lago, da turma L4A, da Escola EB1 do Luso (Agrupamento de Escolas da Mealhada), ficando a turma 4º.Q, da Escola EB1 de Penafiel (Centro Escolar - Agrupamento de Escolas Vertical D. António Ferreira Gomes), em terceiro lugar com o conto Problemas no Castelo.

Foram, ainda, atribuídas as seguintes menções honrosas:
- de texto e ilustração, aos contos Um presente para o ambiente, da turma 4º.D, da EB1/JI Sophia de Mello Breyner Andresen (Agrupamento de Escolas a Sudoeste de Odivelas), e Uma bolinha de sabão, do 4ºA, da EB1 Cadilhe, Amorim (Agrupamento de Escolas Campo Aberto, Beiriz, Póvoa de Varzim);
- de texto, ao conto Leoa, uma História Verdadeira, da Turma MO4, da Escola EB1,2,3 Augusto Moreno, Bragança (Agrupamento de Escolas Abade de Baçal);
- e de ilustração, aos contos A Inauguração, do 4º.2, da Escola EB1 de Albergaria-a-Nova (Agrupamento de Escolas da Branca), e Saudades…, da turma L34 da Escola EB das Lagoas-Centro Educativo das Lagoas (Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo), Ponte de Lima.

A entrega dos prémios acontecerá na Sessão de Encerramento do Correntes D’Escritas, que se realiza a partir das 18:00 de sábado, dia 22 de fevereiro, no Centro de Congressos do Hotel Axis Vermar. De  lembrar que os trabalhos distinguidos nesta edição do Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D’Escritas | Porto Editora serão editados em livro, que chegará às escolas do 1. Ciclo (gratuitamente) e às livrarias ainda no decorrer de 2014.

Lançamentos agendados
Depois do lançamento de Do Branco ao Negro (AA. VV.) da Sextante Editora, realizado ontem à noite, hoje, pelas 19:30, na Sala Eça de Queirós do Hotel Axis Vermar, acontecerá a apresentação da nova edição de Lusitânia (Assírio & Alvim), de Almeida Faria, que estará à conversa com Eduardo Lourenço. No sábado, às 12:00, realiza-se o lançamento de A Misericórdia dos Mercados, de Luís Filipe Castro Mendes, também publicado pela Assírio & Alvim.
Nesta edição do Correntes D’Escritas participam ainda Alfredo Cunha, Ana Luísa Amaral, Antonio Gamoneda, Francisco José Viegas, Golgona Anghel, João Moita e Valter Hugo Mãe.

Sem comentários: