terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Guerra & Paz: «Filarmónica Fraude - E Tudo Acabou em 69»

Título: E Tudo Acabou em 69 - Conversas e Escrita
Autor:
Rui Miguel Abreu
N.º de Páginas: 184 

PVP: 14,00 €
Género: Não Ficção/Música
Nas livrarias a 21 de Fevereiro

Esta é a história – curta e cheia de grandes histórias – da Filarmónica Fraude, uma banda de rock portuguesa que marcou o fim dos anos 60 com um disco profundamente revolucionário, cuja real importância só agora começa a ser verdadeiramente entendida.

Sinopse:
Na recta final dos anos 60, quando o mundo ardia na fogueira ideológica de uma juventude global que recusava as normas de antanho e elegia os Beatles como os donos dos novos hinos, cinco futuros homens cruzaram-se em Tomar e criaram a Filarmónica Fraude no país orgulhosamente só. O futuro haveria de lhes trazer vidas muito diversas: um tornar-se-ia engenheiro, outro musicólogo, outro ainda professor de educação física, outro escritor de livros, produtor musical e autor de letras de tantas canções que todos aprendemos, enquanto o quinto elemento seguiria viagem pelo mundo fazendo o que o mundo lhe pedia.
Mas por breves instantes, em 1969, ano de pegadas na Lua, outra Epopeia foi desenhada num estúdio de Lisboa e feita disco que o futuro haveria de reclamar. E cá estamos.


«A cinco quilómetros de Portimão, na praia de Alvor, ouve-se boa música pop tocada por um conjunto português, a Filarmónica Fraude, que cinco estudantes da cidade de Tomar organizaram para matar o tempo. Como estas coisas não são nenhuma barateza, acrescentamos que o grupo empatou cerca de 180 contos em aparelhagem, incluindo um orgão Hammond comprado praticamente quando chegava à Alfândega de Lisboa».Fernando Assis Pacheco
Diário de Lisboa
12 de Agosto de 1968

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt