António Ribeiro autor dos bestsellers O Cão de Sócrates e de D. Maria, a Empegada de Cavaco traz-nos agora o divertido livro O Diário Secreto de Vítor Gaspar.
Nestas páginas o leitor fica a conhecer tudo o que sempre quis saber sobre o famoso Excel do ministro das Finanças, onde os números são todos alemães! Números frios e secos e que, ao contrário dos números portugueses, não esticam… só apertam!
Vítor Gaspar, o mais temido ministro das Finanças alemão… Perdão, português, desde António de Oliveira Salazar, o homem que transformou dez milhões de portugueses em pobres mas honestos pagadores de impostos, taxas, coimas e sobretaxas revela neste livro a sua admiração pela chanceler alemã.
«Há anos que sigo com particular curiosidade e assaz entusiasmo o singular percurso político da chanceler. Guardo todos os discursos que a Senhora Chanceler faz e tenho um vasto arquivo vídeo com todas as suas visitas por este mundo… confesso que tenho uma colecção de Barbies vestidas com os diferentes guarda-roupas que a chanceler utilizou nas suas viagens… e sou até o autor de um blogue amador dedicado exclusivamente a enaltecer as grandes qualidades de líder e de senhora da Excelentíssima Chanceler Angela Merkel (achei que era respeitosamente adequado dar ao meu blogue o título de: «A Chanceler Mais Doce»).»
São páginas inéditas e reveladoras onde se mostra o que Vítor Gaspar sente pelos portugueses (nada) e o que pensa sobre o futuro de Portugal (nada). Uma vez que o autor se mantém no anonimato a Esfera dos Livros convidou Angela Merkel (uma actriz) para falar sobre as medidas de austeridade que impôs a Portugal.
Sinopse:
«Caro Diário, ao contrário do que se diz de mim na imprensa e nas redes sociais, eu não sou indiferente ao sofrimento dos portugueses por causa da minha austeridade. E para provar isso, estou disposto a criar um blogue – sob um nome fictício - para ajudar os contribuintes portugueses a poupar para terem dinheiro para pagar os meus impostos, taxas e outras alterações de última hora que eu tiver que fazer para arranjar os milhões que a Troika exige. Serão conselhos simples, de fácil execução e ao alcance de todos:
- Não atire ovos a ministros deste Governo; utilize-os no pequeno-almoço;
- Nos saldos compre a roupa para a sua família para os próximos 10 anos;
- Nunca utilize transportes públicos para destinos a menos de 5 quilómetros; saia de casa mais cedo e vai ver que chega a horas;
- Não saia de casa para participar numa manifestação contra este Governo; fique em casa a ler um livro ou a ouvir o relato de futebol, agora que já não tem dinheiro para renovar a assinatura da Sport Tv;
- Não assobie sempre que passar perto do Senhor Primeiro-Ministro Passos Coelho; poupa as custas de um processo por difamação;
- Não ponha todos os seus filhos na escola ao mesmo tempo; pratique a rotatividade: enquanto uns andam na escola, os outros trabalham para ajudar a pagar as propinas;
- Não compre nada a alguém com o nome terminado em Vale e Azevedo; se o fizer, vai comprar algo que nunca será seu;
- Sempre que tiver saudades de comer um bife, contenha-se e peça salsichas que são muito mais baratas;
- Para gastar menos solas dos sapatos não dê passos curtinhos, salte;- Se um estranho lhe der conselhos e se esse estranho for o ministro Miguel Relvas, compre.»
Sem comentários:
Enviar um comentário