segunda-feira, 22 de outubro de 2012

"1333 Perguntas para fazer ao seu pediatra" de Mário Cordeiro

Já pensou como seria bom ter o pediatra do seu filho sempre disponível para responder às suas questões?

Pois, o Dr. Mário Cordeiro responde a 1333 perguntas sobre temas relacionados com a alimentação, sono, crescimento, higiene, desenvolvimento, educação, escola, sexualidade, acidentes e saúde.

São perguntas que normalmente são colocadas ao Dr. Mário Cordeiro na consulta, questões que todos os pais querem ver resolvidas.

Ter dúvidas é próprio da parentalidade ou não vivamos o ser mãe e o ser pai com amor, afeto, preocupação e interesse. Mais, o crescimento e o percurso de vida da criança revelam-se por questões que, no dia a dia, incomodam, perturbam e causam stresse. Ter filhos também é isso: ganhar cabelos brancos. Mas se pudermos viver o quotidiano com menos ansiedade, viveremos mais felizes e teremos tempo e disponibilidade para investir noutros aspetos mais interessantes deste fantástico fenómeno de sermos mães ou pais. Durante muitos anos fui escutando as questões que os pais me traziam – e fico grato a todos os que o fizeram, porque confiaram em mim – e recebo e-mails e mensagens com perguntas, que para muitas pessoas poderiam ser banais e «comezinhas», mas que ficam a «morder» e prejudicam a tranquilidade da vida diária. Como pai, sei também «na pele» o que isso é. A minha função como pediatra, para lá de promover a saúde das crianças e identificar e prevenir a doença, é ajudar os pais a ter uma parentalidade feliz e gostosa. Neste livro decidi reunir 1333 questões. São muitas. Mas estou certo de que, ao lerem-nas, se identificarão com a maioria delas. Do sono à alimentação, passando pelo crescimento e desenvolvimento, sexualidade, brincar, escola e educação, birras, vacinas, amigos… Bom, já viram que os temas são muitos e que justificam tantas questões. São 1333 perguntas, mas podiam, certamente, ser muitas mais.

Sobre o autor:
Mário Cordeiro um dos mais prestigiados pediatras nacionais, é professor auxiliar de Saúde Pública na Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e membro da Sociedade Portuguesa de Pediatria e da British Association for Community Child Health. É membro e consultor de diversas organizações de pais e familiares de crianças com doença crónica. Dirigiu o Observatório Nacional de Saúde e fundou a Associação para a Promoção da Segurança Infantil e a Associação pela Saúde dos Adolescentes, intervindo regularmente em prol dos direitos das crianças, enquanto pessoas e cidadãos. Associando à sua vasta formação pediátrica, conhecimentos nas áreas da Psicologia e da Sociologia e Antropologia.
 

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt