terça-feira, 29 de maio de 2012

Mulheres Afegãs – Histórias por detrás da Burka, da jornalista Zarghuna Kargar, chega às livrarias a 5 de junho

Título: Mulheres Afegãs – Histórias por detrás da BurkaAutores: Zarghuna Kargar
Tradução: Isabel Alves
Págs: 272
PVP: 14,40 €


As leis, os costumes, os conceitos, o vestuário são elementos da cultura afegã com os quais, no Ocidente, temos pouco contacto. Em Mulheres Afegãs – Histórias por detrás da Burka, da jornalista Zarghuna Kargar, livro que chega às livrarias a 5 de junho, chegam-nos testemunhos contados na primeira pessoa sobre a falta de liberdade e de direitos que aflige estas mulheres, sobretudo nas zonas rurais do Afeganistão.
Mulheres Afegãs – Histórias por detrás da Burka reúne um conjunto de histórias que foram transmitidas no programa de rádio da BBC «Afghan Woman’s Hour», coordenado e apresentado pela autora Zarghuna Kargar, que permitia aos ouvintes um acesso único a informação sobre variados assuntos, muitos deles considerados tabu mas de importância vital. Rapidamente, este programa tornou-se num dos mais importantes da BBC a nível mundial e numa ferramenta para alertar o mundo para a realidade desta sociedade.
Para além dos testemunhos, este livro dá-nos a conhecer a Sharia - código de conduta da lei islâmica - e tradições relacionadas com, por exemplo, o casamento, família e sexualidade, que condicionam o quotidiano de todas as muçulmanas.

Sobre o livro:
Um relato que traz a lume as vidas escondidas das mulheres afegãs que tiveram a coragem de enfrentar a comunidade e contar a sua experiência.
Shereenjan era ainda uma menina quando foi obrigada a casar-se para pôr termo a um conflito entre duas famílias; Samira passa os dias num quarto húmido e escuro a tecer tapetes, por imposição do marido, e tem de drogar a filha bebé com ópio para poder dedicar-se plenamente à sua tarefa; ao perder uma perna num bombardeamento, Wazma é abandonada pelo marido, que amava incondicionalmente, e privada de ver a sua única filha; Anesa é forçada a casar-se com um homossexual e a tornar-se escrava do
amante do marido; Layla é uma das muitas viúvas renegadas pela família e pela sociedade.
Zarghuna Kargar, uma jornalista afegã refugiada em Londres, ouviu estas e outras histórias, que compilou com o objetivo de destapar uma realidade assustadora, tão próxima e ao mesmo tempo tão distante – milhares de mulheres afegãs há muito que são vítimas dos costumes de uma sociedade profundamente religiosa e tradicional.
Embora a sorte das mulheres afegãs tenha melhorado consideravelmente nos últimos anos – há mais de 60 membros do sexo feminino no parlamento −, em várias zonas do país a repressão continua inabalável. Mulheres Afegãs – Histórias por detrás da Burka é disso testemunha.

Sobre a autora:
Zarghuna Kargar nasceu em Cabul em 1982. Quando a guerra civil irrompeu, ela e a família viram-se obrigadas a fugir para o Paquistão, onde Zarghuna se formou em Jornalismo. Em 2001 mudou-se para Londres e em 2004 foi convidada a produzir e apresentar o programa «Afghan Woman’s Hour», da BBC. Este projeto bem-sucedido tinha como objetivo apoiar, consciencializar e educar milhões de mulheres e homens em todo o Afeganistão. Durante os vários anos que o «Afghan Woman’s Hour» esteve no ar, debateram-se assuntos difíceis, muitas vezes tabu, e foi emitido o relato de centenas de mulheres afegãs ansiosas por partilhar a sua história de vida. Mulheres Afegãs – Histórias por detrás da Burka decorre dessa experiência.

Imprensa:
Estas histórias afetaram-me profundamente... Mulheres Afegãs – Histórias por detrás da Burka é uma leitura obrigatória. Xinran, autora de Mensagem de uma Mãe Chinesa Desconhecida
Uma compilação de histórias que retrata a luta das mulheres afegãs. Uma leitura comovente e por vezes dolorosa, com o objetivo último de homenagear estas mulheres, assim como a sua capacidade de resistir perante um cenário demasiado hostil e cruel. Khaled Hosseini, autor de O Menino de Cabul
Uma absorvente compilação de treze histórias sobre coragem e resistência. Independent
Este livro extraordinário vem corrigir a ideia simplista que muitos de nós temos sobre a situação das mulheres afegãs; uma esmagadora exposição dos abusos a que estão sujeitas... The Times


Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt