sábado, 26 de maio de 2012

Bertrand publica Aníbal - Cartago e o Pesadelo da República Romana de Robert L. O’Connell

Título: Aníbal - Cartago e o Pesadelo da República Romana 
Autor: Robert L. O’Connell
Género: Ensaio
Tradutor: Dinis Pires
Formato: 15 x 23,5 cm
N.º de páginas: 352
Data de lançamento: 25 de maio
PVP: 17,70 €

O’Connell revela de que modo a lenda de Canas tem inspirado e assombrado líderes militares desde então, e as lições que podemos aprender para as nossas guerras presentes e futuras.
Durante milénios, o triunfo de Cartago sobre Roma na Batalha de Canas em 216 a.C. tem inspirado grande respeito e admiração. Foi uma batalha que obcecou lendárias mentes militares, inúmeros exércitos tentaram imitá-la, principalmente na Primeira e na Segunda Guerra Mundial. Contudo, nenhum general conseguiu chegar aos calcanhares desta inesperada, inovadora e brutal vitória militar de Aníbal, naquele que foi o mais custoso dia de combate para qualquer exército da História.
Robert L. O’Connell, um dos nomes mais admirados em História Militar, conta-nos, pela primeira vez, toda a narrativa da Batalha de Canas, dando-nos um entusiasmante relato da batalha apocalíptica da Segunda Guerra Púnica, assim como as suas causas e consequências.
O’Connell demonstra como uma inquieta Roma juntou um gigante exército para castigar o magistral comandante de Cartago, que lhes infligira golpes mortais em Trébia e no Lago Trasimeno. O’Connell descreve a estratégia de Aníbal em cegar os adversários com sol e poeira, envolvendo-os num abraço mortal e fechando-lhes os caminhos de fuga, antes de lançar uma massiva luta de espadas que mataria 48 mil homens. Aníbal – Cartago e o Pesadelo da República Romana transmite de forma brilhante de que modo este ponto central da História de Roma acabou por conduzir à ressurreição da República e à criação do seu império.
Pesquisada de forma soberba e escrita com inteligência e erudição, esta obra é o relato definitivo de uma batalha cuja história continua a ressoar.

Sobre o autor:
Robert L. O’Connell foi membro da United States Intelligence Community (IC) durante três décadas. Após a reforma, tornou-se professor convidado na Naval Postgraduate School. É o autor de quatro livros de História: Of Arms and Men; Sacred Vessels; Ride of the Second Horsemen e Soul of the Sword, a par do romance Fast Eddie. Tem trabalhado como analista no National Ground Intelligence Center, como editor colaborador em MHQ: The Quarterly Journal of Military History, e, mais recentemente, como professor convidado na Naval Postgraduate School.

«Políbio de Megalópolis, a partir de um desfiladeiro nos Alpes italianos, olhou para baixo e avistou as ricas e verdes planícies da Lombardia. Foi a mesma vista convidativa que setenta e três anos antes Aníbal mostrara ao seu exército meio esfomeado, meio enregelado e completamente desanimado, encorajando-o a manter o rumo no que viria a revelar-se um incrível caminho de conquista.» (excerto página 15)

«Uma crónica soberba de um dos momentos que moldou o destino da civilização ocidental.» Jay Freeman, Booklist
«O’Connell elevou o padrão dos estudos sobre a Segunda Guerra Púnica» Publishers Weekly

1 comentário:

Carol disse...

tens um selo à tua espera no meu blog :)

WOOK - www.wook.pt