quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Memórias do Futuro - Narrativa de uma Família - Daniel Sampaio [Opinião]


Título: Memórias do futuro - Narrativa de uma família
Autor: Daniel Sampaio
Editora: Caminho
N.º de Páginas: 176
PVP: 15€

Sinopse:
Com 78 anos de idade, o narrador e personagem principal deste novo livro de Daniel Sampaio é um dia confrontado com uma situação comum a muitos homens da sua idade - o casamento de um neto. Convidado para a festa, feliz por não ter sido esquecido, parte para uma longa viagem mental nas profundidades da sua memória. Começa por esse neto, Afonso, que o fez sentir velho pela primeira vez, aos 60 anos; aqui recupera a memória de Luísa, a colega na escola onde ambos ensinavam e partilhavam projectos e sonhos profissionais; recua até aos 40 anos, à figura de Mariana, sua mulher e companheira de sempre, mas que por esta altura da vida o confronta com a fragilidade das relações humanas, a começar pelo amor; e enfim, chega aos 20 anos, à adolescência e à juventude, onde tudo começa, para o bem e para o mal.


A minha opinião:
Mais uma vez Daniel Sampaio escreve um livro surpreendente onde as relações humanas estão mais que presentes. Desta feita, o conhecido pesiquiatra escreveu um romance, colocando como personagem principal um avô, a viver no ano 2028, quando é convidado para a festa de “casamento” do seu neto, Afonso. É esta festa de casamento que faz com que este avô, com quase 80 anos, vivencie toda a sua vida, vida essa recheada de emoções, onde não falta uma traição, o salazarismo, a problemática da escola e do início das aulas de educação sexual.
Repartido pelas várias etapas de vida deste avô, o leitor vai percorrendo e muitas vezes se identificando com a vida de uma qualquer personagem, quer seja a principal, quer não. Com quase oitenta anos, o avô tem a consciência de que está no final da sua vida. No entanto, a relação com o seu neto continua próxima como era quando este era pequeno. A importância dos avôs na vida dos netos é aqui realçada por Daniel Sampaio.
Aos 60 anos, este avô continua a dar ênfase à sua relação com o neto Afonso, a quem acompanha na escola, sendo parte fundamental da sua educação. Nesta altura, e uma vez que este avô está na idade da reforma, recorda a sua relação com a escola, como professor de História, a sua admiração pela colega Luísa, a quem acha uma professora exemplar, e os problemas de uma escola e da adolescência numa época em que se começa a falar de educação sexual. É clara a crítica à escola, ao ensino, quando o narrador salienta o facto de os alunos terem mudado ao longo dos últimos 50 anos, e a escola continuar na mesma. Salienta a importância da uma escola inclusiva, com métodos de ensino completamente diferentes, mais apelativos, onde os alunos tenham papel de destaque.
Aos 40 anos, revive a sua relação com a esposa, Mariana. Relação conturbada, que viveu altos e baixos, rodeada de traições. É aqui que o próprio Daniel Sampaio aparece como personagem deste romance, mas uma personagem verdadeira, quando o casal precisa de aconselhamento.
O livro termina quando avô tem 20 anos e recorda os tempos conturbados do salazarismo, das convicções políticas no seio estudantil, na educação que teve dos seus pais.
Daniel Sampaio consegue, e a meu ver muito bem, prender o leitor ao romance, não deixando de falar daquilo que lhe é recorrente: as relações humanas. Penso ainda que ao longo de todo o livro, o próprio autor, numa ou outra passagem, se identificou muito com a personagem principal, até porque este viveu na mesma época que o próprio autor. É ainda possível ver passagens autobiográficas nos relatos que aparecem em itálico ao longo de todo o livro.

1 comentário:

Alice_ e Josy disse...

Oii
Tem um Selinho para vc no meu Blog!
Feliz Natal e Bom ano Novo!

=)

Visitem, comentem, sigam e aproveitem o meu blog:
http://malucosdaleitura.blogspot.com/
...
♥ ... Bem sei que me AdoraM ...♥
...
XoXo

WOOK - www.wook.pt