terça-feira, 30 de novembro de 2010

Porto Editora - Infantil - N.º 20 da revista "Malasartes" já disponível

Título: Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude
Edição: n.º 20
N.º de Págs.: 96
Capa: mole
PVP: 10 €

Está à venda a edição n.º 20 de Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude. Neste número, homenageiam-se grandes figuras
da literatura que se perderam em 2010 – como Matilde Rosa Araújo, José Saramago ou João Paulo Seara Cardoso – e abordam-se as obras de autores e ilustradores contemporâneos – dos quais são exemplos Manuela Bacelar, José Eduardo Agualusa ou Fernando Pinto do Amaral.
Esta revista, cuja direcção editorial e artística e coordenação geral é portuguesa (José António Gomes, António Modesto e Maria Elisa Sousa) e a subdirecção galega (Blanca-Ana Roig Rechou), tem um comité científico constituído por professores do ensino superior (U. Aveiro, U. Santiago de Compostela, U. Évora, U. Açores, ESE Coimbra, U. de Vigo) e vários colaboradores permanentes.

Sinopse da edição n.º 20
2010 é um ano de luto para todos os que estudam ou fazem uso, enquanto mediadores da leitura, da literatura para crianças e jovens, e se habituaram à presença de algumas figuras tutelares. Sem Matilde Rosa Araújo, sem Madalena Gomes, sem António Manuel Couto Viana, sem José Saramago e sem João Paulo Seara Cardoso, ficámos sem dúvida mais pobres. Mas – certo é também – temos a sorte de herdar destas vozes um legado literário que perpetuará no tempo a sua memória; um legado que importa continuar a ler, a estudar e, sobretudo, a dar a ler aos mais jovens – razão de ser do nosso trabalho como mediadores da leitura e defensores de uma literatura de qualidade para a infância.
Natural é, por isso, que evoquemos estes Autores no n.º 20 de Malasartes.
Neste número continuamos também o caminho iniciado no que respeita ao aprofundamento do conhecimento de mais dois escritores da maior relevância no panorama das literaturas infantis e juvenis galega e portuguesa: Paco Martín (uma presença actual e singular) e Maria Lamas (uma das figuras do período de ouro da escrita para crianças em Portugal). Revisitando, por outra parte, obras de referência de autores como Jules Verne, Raymond Léopold Bruckberger, Sidónio Muralha, Xosé Neira Vilas, Maria Victoria Moreno ou Max Velthuijs. E concentrando-nos, ainda, em criações recentes que atestam a vitalidade da escrita e da ilustração contemporâneas – de nomes como o já referido Paco Martín, Manuela Bacelar, Agualusa, Henrique Cayatte, Fernando Pinto do Amaral, Nuno Higino e de muitos outros, cujos livros, neste número, são objecto de atenção crítica.
Nas habituais secções de Práticas, de Estudos e de Recensões de estudos e revistas, continuarão, certamente, os leitores de Malasartes a encontrar respostas a outras questões que o seu trabalho de investigação ou de mediação da leitura lhes suscita.
Ligações
● Sumário desta edição
● Reescrever para reler Sophia, por Ana Margarida Ramos

A revista Malasartes

Malasartes – Cadernos de Literatura para a Infância e a Juventude – é uma revista científica, de Portugal e da Galiza, dedicada ao estudo do livro para crianças e jovens. Assume-se, assim, como um instrumento de informação essencial para todos aqueles a quem cabe promover um encontro frutuoso dos mais novos com o livro: professores e educadores de infância, bibliotecários, investigadores e estudantes do ensino superior, promotores e animadores da leitura, pais, editores e livreiros.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt