Título: Porto: História e Memórias
N.º Págs.: 240 *
PVP: 15 € *
Germano Silva tem um novo livro dedicado ao seu amor de sempre. Porto: História e Memórias vai ser apresentado no próximo sábado, 4 de Dezembro, pelas 17h30, na Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal, Porto).
No arranque do prefácio, que assina, o conhecido escritor portuense Mário Cláudio diz que “faltou ao Porto um ilustrador da estirpe de Gustave Doré, capaz de tecer com as luzes e sombras do Burgo a verdadeira, e arquetípica, identidade que lhe assiste”. Uma falta que é, de certa forma, colmatada com o olhar único de Germano Silva sobre uma cidade que se entranha no leitor a cada página deste Porto: História e Memórias.
Nas crónicas reunidas neste livro, o autor (e também jornalista) apresenta alguns dos lugares mais simbólicos da cidade – e em cada rua, largo, igreja ou monumento encontra forma de nos levar ao passado, dando a perceber o quotidiano dos portuenses à época. Sempre numa prosa que, nas palavras de Mário Cláudio, se apresenta “rigorosa na formulação porque amparada na análise dos factos, e servida pela prosa desvelada que deve ser a dos que escrevem na língua-mãe”.
Em Porto: História e Memórias, Germano Silva assume-se como o guia perfeito que nos conduz pelas ruas da Invicta, revelando os segredos e as origens de locais onde se sente a história da cidade e das suas gentes.
Sobre o autor:
Germano Silva é jornalista.
Nasceu em Penafiel (S. Martinho de Recezinhos), em 1931. Veio com a família para o Porto quando tinha somente um ano de idade. Fez nesta cidade a Instrução Primária, após o que começou de imediato a trabalhar para ajudar o pai, um modesto guarda-freios da antiga Companhia Carris de Ferro do Porto, a equilibrar o magro orçamento familiar. Foi marçano num retroseiro da Rua de Santa Catarina. Trabalhou, depois, na desaparecida Fábrica de Fósforos da Rua do Progresso e logo a seguir, na Fábrica de Lanifícios de Lordelo, da Rua de Serralves.
Na década de cinquenta frequentou, em horário nocturno, o Curso Geral de Comércio na antiga Escola Comercial de Oliveira Martins. A conclusão do curso possibilitou-lhe a entrada, como escriturário, na Secretaria do Hospital de Santo António.
Ingressou no jornalismo em 1956 como colaborador desportivo no Jornal de Notícias. Três anos depois foi admitido nos seus quadros redactoriais. Aí fez toda a sua carreira, percorrendo todos os escalões da profissão: estagiário, repórter informador, repórter, redactor e chefe da Redacção. Aposentou-se em 1996, mas continua ligado ao JN, onde mantém a coluna dominical “À Descoberta do Porto”.
Foi dirigente sindical em várias legislaturas e membro do desaparecido Conselho de Imprensa. Pertenceu aos corpos gerentes do Teatro Experimental do Porto, da Cooperativa Árvore e da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, de que é presidente da Assembleia Geral. É sócio fundador do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende e membro do seu Conselho Fiscal. Foi correspondente do semanário Expresso no Porto e, nesta cidade, exerceu também por largos anos o cargo de delegado do desaparecido semanário O Jornal e da Visão, onde ainda colabora com uma crónica semanal dedicada ao Porto.
Foi distinguido pelas Câmaras Municipais do Porto e de Penafiel com as medalhas de mérito de ouro.
Apresentação do livro:
A obra História e Memórias vai ser apresentada no dia 4 de Dezembro, pelas 17h30, na Biblioteca Almeida Garrett (Palácio de Cristal).
A apresentação estará a cargo do Professor Doutor Francisco Ribeiro da Silva, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.
No evento actuará o Rancho Folclórico do Porto e será servido um cocktail, oferecido pelo Restaurante O Gaveto.
Sem comentários:
Enviar um comentário