quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Porto Editora lança "O Elemento", de Ken Robinson

Título: O Elemento
Autor: Ken Robinson com Lou Aronica
Tradução: Ângelo dos Santos Pereira
N.º de Págs.: 256
Capa: mole
PVP: 15,90 €

Em 2006, muitos portugueses passaram a conhecer Ken Robinson (Sir Ken Robinson, na verdade) aquando da conferência da UNESCO em Lisboa sobre Educação Artística – organização na qual integra o Conselho Científico. O ilustre investigador britânico, já considerado pelas revistas Time e Fortune e ainda pela CNN uma das maiores autoridades mundiais nas áreas da educação e da criatividade, veio a Portugal defender – tal como António Damásio, outro dos oradores – que as artes e o estímulo da imaginação são tão importantes para os alunos do século XXI como os números e as letras. Em O Elemento, obra que a Porto Editora, pela tradição que tem na área da educação, se orgulha de dar a conhecer aos portugueses (a 14 de Outubro), Ken Robinson aborda o tema referindo vários exemplos de figuras públicas que transformaram as respectivas vidas e mostrando assim que ninguém deve esquecer as capacidades de imaginação e criatividade com que nasce.
As ideias de Ken Robinson são de tal forma admiradas que já foi premiado e distinguido inúmeras vezes em vários países. Pelo mesmo motivo, o autor é normalmente convidado para participar em conferências em todo o mundo. Algumas delas, como esta, de 2006, fizeram história e granjearam ao inglês uma reputação ainda maior.
O autor desta obra indispensável, que escreveu com a ajuda de Lou Aronica, vai estar em Portugal no final deste mês para o Fórum Mundial de Alta Performance, no qual vai falar de talento.

A obra
Por vezes, as pessoas esquecem-se das extraordinárias capacidades de imaginação e criatividade com que nascem. Ken Robinson explica que, quando isso acontece, é hora de redescobrir o Elemento de cada um: o lugar onde se faz aquilo que se quer fazer e onde se é a pessoa que sempre se quis ser.
Este livro recolhe as histórias de figuras que encontraram o seu Elemento, e com ele a realização pessoal. A obra explica em que momento Meg Ryan, Paul McCartney, Ridley Scott, Matt Groening, Vidal Sassoon mudaram os rumos das respectivas vidas, para entrarem nos seus Elementos. Estaremos a desenvolver todos os nossos talentos?

Sobre o autor:
Sir Ken Robinson é aclamado mundialmente como especialista em educação, criatividade, inovação e recursos humanos. Trabalhou com governos de vários países da Europa, da Ásia e da América, com agências internacionais e com as mais prestigiadas organizações de cariz cultural. Em 1998, liderou uma comissão encarregue de analisar a criatividade, educação e economia para o governo britânico. O relatório – All Our Futures: Creativity, Culture and Education, também conhecido como The Robinson Repor – foi publicado em 1999 e imediatamente aclamado. Foi figura central no que respeita à criação de uma estratégia para o desenvolvimento criativo e económico no âmbito do Processo de Paz da Irlanda do Norte. Foi um dos quatro conselheiros internacionais do governo de Singapura quando este planeou tornar-se o centro criativo do Sudeste Asiático.
Durante doze anos foi professor na área da educação na Universidade de Warnick, no Reino Unido, tendo-se tornado Professor Emeritus. Recebeu cargos honorários em várias outras instituições: Open University and the Central School of Speech and Drama; Birmingham City University, Rhode Island School of Design, Ringling College of Art and Design e Liverpool Institute for Performing Arts. Recebeu ainda a Peabody Medal pelo contributo no âmbito da arte e da cultura nos Estados Unidos e a Benjamin Franklin Medal of the Royal Society of Arts pelo contributo para as relações culturais entre o Reino Unido e os Estados Unidos.
Em 2005 foi distinguido pelos órgãos de comunicação Time, Fortune e CNN como uma das Principal Voices. Em 2003 havia sido nomeado Cavaleiro pela Rainha Isabel II pelos seus serviços em prol das artes. Costuma falar para audiências de todo o mundo sobre os desafios criativos que a educação e o mundo dos negócios enfrentam nas economias actuais.
Sir Ken nasceu em Liverpool e tem seis irmãos. É casado, tem dois filhos e vive em Los Angeles.
Mais informações em www.sirkenrobinson.com

Lou Aronica
É um prestigiado editor americano, com mais de trinta anos de carreira, responsável pela publicação de centenas de best-sellers do The New York Times. É também autor de livros de ficção e co-autor de vários títulos de não-ficção. Criou a editora The Fiction Studio, que dirige actualmente.

Críticas:
O Elemento é um apelo apaixonado e convincente à mudança da forma como pensamos sobre nós próprios e como encaramos o futuro. Alvin Toffler, A Terceira Vaga
O livro proporciona momentos de revelação que vão mudar a sua vida e que lhe abrem caminho para a descoberta do seu melhor ‘eu’. Repleto de histórias reais sobre pessoas que encontraram o seu tesouro escondido. Stephen R. Covey, Os 7 Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes
Um livro maravilhoso e inspirador. Lida a primeira página, esqueça o seu ‘eu’ e procure as suas dádivas e graças. Warren Bennis, Porque é que os Líderes Não Conseguem Liderar
Este livro é um tesouro para educadores e líderes comunitários… Mais importante ainda, trata-se de um livro que inspira e encoraja todos os que o lêem.” Susan Jeffers, Apesar do Medo
De um sentido de humor fantástico e profunda humanidade, O Elemento insta-nos a ignorar os
pessimistas, a superar a multidão e a descobrir o sítio onde os nossos talentos e desejos se entrecruzam. Este é um livro verdadeiramente inspirador.” Daniel H. Pink, A Nova Inteligência

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt