segunda-feira, 26 de julho de 2010

Casa das Letras: "Olive Kitteridge", vencedor do Pulitzer Ficção 2009, acaba de receber mais dois prémios literários europeus

Título: Olive Kitteridge
Autor: Elizabeth Strout
N.º de Páginas: 296
PVP: 18€

Em Espanha, recebeu o “El Premi Llibreter”, um galardão atribuído pelo Sindicatos dos Livreiros, em Barcelona e para além da homenagem, terá uma promoção especial em todas as lojas.

Em Itália, Olive Kitteridge, recebeu o Prémio Bancarella. Um prémio que é atribuído com base na votação feita por todos os livreiros independentes do país. De referir, que o único escritor americano a vencer este prémio foi Ernest Hemingway.

Sinopse:
A cidade costeira de Crosby, no Maine, um local aparentemente igual a tantos outros, parece conter em si o mundo inteiro, com as vidas dos seus habitantes a transbordarem de grandes dramas humanos: desejo, desespero, ciúme, esperança e amor. Umas vezes implacável, outras vezes paciente, perspicaz ou em negação, Olive Kitteridge, uma professora reformada, lamenta as mudanças da sua pequena cidade e do mundo em geral, mas nem sempre se apercebe das mudanças ocorridas naqueles que a rodeiam: numa pianista de bar assombrada por um antigo romance passado; num antigo aluno que perdeu a vontade de viver; no seu próprio filho adulto, que se sente tiranizado pelo seu temperamento irracional; e no seu marido, Henry, que vê na sua fidelidade ao casamento tanto uma bênção como uma maldição. À medida que os habitantes da cidade vão lidando com os seus problemas, de forma calma ou furiosa, Olive é levada a uma profunda compreensão de si mesma e da sua vida ― por vezes de maneira dolorosa, mas sempre cruamente honesta. Olive Kitteridge oferece-nos uma perspectiva profunda da condição humana, com os seus conflitos, as suas tragédias e alegrias, e a resistência por ela exigida.

Sobre a autora
:
Elizabeth Strout é a autora de Abide with Me, um bestseller nos Estados Unidos seleccionado pelo Book Sense, e de Amy and Isabelle, obra vencedora do Los Angeles Times Art Seidenbaum Award para o primeiro romance e do Chicago Tribune Heartland Prize. Também foi finalista do prémio PEN/Faulkner e do Orange Prize em Inglaterra. Os seus contos foram publicados em inúmeras revistas, entre as quais The New Yorker e O: The Oprah Magazine. Lecciona no mestrado de Belas-Artes na Universidade de Queens em Charlotte, Carolina do Norte, e vive na cidade de Nova Iorque. Olive Kitteridge.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt