Autor: Francesc Miralles
Chancela: Contraponto
Páginas: 216
PVP: 16,50€
Tradução: São Amaral
No dia em que faz 30 anos, Daniel, um arquitecto de sucesso em Barcelona, é abandonado repentinamente pela sua noiva. Em pleno naufrágio emocional, tenta distrair-se a ouvir um disco que lhe foi oferecido por uma das suas poucas amigas íntimas. O CD é de uma jovem cantora quase desconhecida chamada Eva Winter – e, para de Daniel surpresa, casa canção do álbum parece descrever, ao pormenor, a sua vida e as suas emoções. Intrigado, Daniel toma uma decisão impetuosa: sem avisar ninguém, parte para Paris, em busca desta misteriosa cantora que parece conhecê-lo melhor que qualquer pessoa. À sua espera, encontra as mais insólitas surpresas… e talvez até o amor da sua vida.
A minha opinião:
“Quem me dera que estivesses aqui” é o segundo livro que leio de Francesc Miralles, o primeiro foi “amor em minúsculas” que li recentemente e que, tal como este, retrata profundamente a solidão a que o protagonista está votado.
Neste caso é Daniel, um jovem arquitecto que, no dia do seu trigésimo aniversário e prestes a casar-se, recebe como presente da sua noiva o facto de esta não estar tão certa da relação de ambos e terminar com tudo. E como se fosse pouco, o homem por quem a sua noiva se apaixona está na sua festa de aniversário!
No entanto, a melhor de prenda de aniversário ainda estava por vir. A sua amiga de longa data, Marta, deixa-lhe um CD de uma jovem cantora francesa que Daniel nunca ouviu falar. Num momento de total isolamento, Daniel decide ouvir o CD e fica estupefacto com as letras de todas das músicas do CD “Ojalá estuvieras aquí”. Curioso com tal facto, Daniel decide partir de Barcelona em busca da jovem cantora por achar que têm muitas coisas em comum. Em Paris muitas coisas lhe acontecem e que mudam radicalmente a vida de Daniel, que até aí sempre fora certinho e muito previsível. Conhece o verdadeiro amor, encontra e ajuda uma pessoa extraordinária, a cantora Eva Rodríguez e muda completamente a forma de estar na vida.
Além disso, um livro deixado ao acaso num café deixa bastante curioso Daniel que decide embrenhar-se na narrativa e corresponder-se com a suposta dona de "O Jardim Secreto" que encarna a protagonista do mesmo Mary. Com ela começa a trocar emails com o intuito de conhecê-la. A partir daí o dia-a-dia de Daniel centra-se na ajuda da carreira de Eva e no desvendar as charadas para conhecer Mary.
1 comentário:
Tenho este livro na pilha dos livros para ler. Como gostei imenso do "Amor em Minúsculas", quando vi a publicação deste "Quem me dera que estivesses aqui" fiquei super curiosa por o ler e assim que tive oportunidade comprei.
Gostei da tua opinião, deixou-me ainda com mais vontade de pegar nele, embora por enquanto não possa uma vez que tenho outras leituras emprestadas à frente.
Beijinhos e Boas Leituras,
Patrícia
Pedacinho Literário
Enviar um comentário