quinta-feira, 8 de abril de 2010

Quidnovi: Alon Hilu em Portugal

Alon Hilu (n. 1972, Jafa), autor de A Casa Dajani e um dos mais interessantes escritores israelitas da actualidade, estará em Portugal para participar no LeV – Literatura em Viagem 2010, que decorrerá entre 17 e 20 de Abril em Matosinhos.

Hilu vai participar na mesa “Viajar prolonga a vida”, no dia 19, com José Rentes de Carvalho, Alexandra Lucas Coelho e Mónica Marques; a moderação ficará a cargo de Rosa Alice Branco.
O autor estará em Portugal entre os dias 17 e 20 de Abril e está disponível para entrevistas. Arredores de Jafa, 1895.

No final de 2009, a QuidNovi publicou, de Alon Hilu, o romance A Casa Dajani, vencedor do mais importante prémio literário israelita, o Prémio Sapir, que lhe viria a ser retirado pouco tempo depois, por alegado conflito interesses na constituição do júri. A polémica rebentou, levantando a suspeita de que havia motivos políticos por detrás dos motivos publicamente anunciados aquando da decisão.

Sobre o livro:
Salah Dajani, um rapazinho
muçulmano perturbado que vive num casarão em ruínas rodeado de pomares ao abandono,
é consumido por estranhas visões de um desastre que se abaterá sobre o seu povo. A sua vida é, porém, virada do avesso com a chegada à cidade de um homem loiro e bonito, um colono judeu extremamente dinâmico, por quem se sente atraído e que vê como uma espécie de anjo salvador.
Trata-se do agrónomo Haim Margaliot Kalvarisky, que rumou à terra dos antepassados na esperança de salvar o seu casamento com Ester – bela, mas frígida – e que anda desesperadamente à procura de terra fértil.
Desde a sua primeira visita à Casa Dajani – para a qual é convidado pela mãe de Salah, que vê
nele a última esperança de cura para a agonia do filho –, a amizade entre Kalvarisky e o rapaz está, contudo, destinada à violência e à tragédia. Porque o colono não só cobiça a propriedade que o deslumbra, mas também a bela mulher árabe de olhos verdes, cujo marido se encontra quase
sempre fora e acabará por morrer em circunstâncias misteriosas.
Este romance rico e colorido, construído a partir dos diários antagónicos dos dois protagonistas
à medida que negoceiam o amor, a honra e a traição numa Palestina em mudança, é uma recriação ficcional da história dos primeiros sionistas e uma apresentação magistral do confronto entre duas culturas através dos sentimentos individuais de duas personagens notáveis.

Sobre o autor:
Alon Hilu nasceu em Jafa, em 1972, filho de pais naturais de Damasco, e vive actualmente em Telavive com a sua família. É bacharel em Direito pela Universidade de Telavive, onde acabou por licenciar-se em Arte do Teatro com uma especialização em Escrita Dramática. Depois de várias obras para teatro, estreou-se na ficção com um romance histórico intitulado Death of a Monk, vencedor do Prémio Presidencial Israelita para um romance de estreia em 2006 e do Prémio da Presidência do Estado de Israel em 2008. Foi finalista do prestigiado prémio Sapir em 2005, que viria a vencer em 2009 com o segundo romance, A Casa Dajani. Ambas as obras estão traduzidas em diversas línguas.

Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt