Durante todo o Dia Mundial do Livro, a Rua Garret, no Chiado, recebe um livro gigante (2 x 2,5 metros), que estará à porta da Livraria Bertrand, e onde os portugueses são convidados a participar numa história viva, com uma frase da sua autoria, vendo apenas a frase anterior. Esta é uma acção inspirada no jogo criado pelos surrealistas e que se designa de Cádaver Esquisito, em que cada interveniente contribui para a construção de uma história, que ninguém sabe como terminará.
Pelas 10 horas, o escritor Francisco José Viegas inicia a história que terá o ponto final às 19 horas, sendo que durante esse dia mais autores irão contribuir para a história, como Afonso Cruz (autor da Quetzal).
A todos aqueles que participem nesta história, a Bertrand oferece um vale com 10% desconto na compra de qualquer livro nas Livrarias Bertrand até ao dia 25 de Abril. E 20% de desconto em 6 novidades entre estas: A Viúva Grávida de Martim Amis, O Terceiro Reich de Roberto Bolaño e o O Símbolo Perdido de Dan Brown.
No mesmo dia, as cidades de Lisboa, Porto, Coimbra, Braga, Faro, Aveiro, Viseu, Guarda, Leiria, Vila Real, Castelo Branco e Aveiro recebem uma acção de Book Crossing. Numa iniciativa inédita, a Bertrand em parceria com as Editoras Bertrand, Quetzal Editores e Contraponto, vai largar 300 livros em sítios estratégicos da cidade e serão dadas pistas aos leitores, via Facebook e site da Internet www.bertrand.pt, de modo a que descubram o local onde os livros foram escondidos. Quem os descobrir, recebe-os como presente.
Acções Bertrand Dia Mundial Do Livro Ainda no âmbito do Dia Mundial Do Livro, a Bertrand do Chiado recebe excepcionalmente no dia 23 de Abril, às 18h30, a tertúlia “Ler no Chiado” dedicada a este dia. Sob o mote de “Nunca se publicou tanto, já se leu mais?”, Anabela Mota Ribeiro convida o comissário do Plano Nacional de Leitura, Fernando Pinto do Amaral, João Rodrigues, da Sextante, e Diogo Madredeus, da Cavalo de Ferro, para debaterem o sector livreiro e o momento que este atravessa em Portugal.
Já as cidades de Coimbra, Viseu e Porto serão invadidas por sósias de escritores clássicos, como Luís de Camões, Fernando Pessoa e Eça de Queiroz, numa acção de guerrilha também o carimbo das Livrarias Bertrand. Os sósias vão presentear todos os transeuntes com sessões de leitura das suas obras, e distribuir vales com 10% desconto na compra de qualquer livro nas Livrarias Bertrand.
A pensar nos mais pequenos, as Livrarias Bertrand vão abrir as portas aos alunos do 1.º Ciclo, para o “Curso de Livreiro Bertrand 2010”, numa acção transversal a todas as livrarias do país. Durante o dia 23 de Abril, as crianças podem conhecer todo o trabalho que envolve o comércio livreiro, desde a apresentação do espaço da livraria à forma como se arrumam os livros, passando pelo ciclo de vida de um livro. No final do curso todas as crianças recebem o diploma de livreiros.
Sem comentários:
Enviar um comentário