segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Será Que os Gatos Têm Umbigos? - Paul Heiney [Opinião]

-->
Título: Será Que os Gatos Têm Umbigos?
Subtítulo: 244 Perguntas-Respostas sobre o Mundo da Ciência
Coord.: Paul Heiney
Colecção: Fórum da Ciência
Preço: 19.90€
Pp.: 196

Sinopse:

Por que razão o ranho é verde? Há algo de bom nas baratas? Por que razão não se partem os ovos quando as galinhas os põem? Qual é a altura da atmosfera? Um raio consegue tostar quantas fatias de pão? As árvores têm cancro? Será que as jantes dos carros fazem com que eles andem mais depressa?
Paul Heiney deslinda os fenómenos da Ciência que estão por detrás daquelas certezas absolutas e inquestionáveis e explica por que razão o mundo e tudo o resto que o compõe são como são. Desde esquimós cabeludos a gaivotas que explodem, desde o osso da alegria à labiríntica roupa de cama, este é um livro esclarecedor, divertido e bem-humorado.

A minha opinião
Livro bastante curioso que nos responde a temas do dia-a-dia que nem nos passariam pela cabeça perguntar o porquê deles. Dividido por vários temas como corpo humano; vida na selva; a ciência à nossa volta; este estranho planeta; nas alturas e mais além; importa-se de explicar; o que mais me atraiu foi a parte dos animais. Fiquei a saber que os gatos, assim como os seres humanos, têm umbigo, que os esquilos têm as caudas farfalhudas para se equilibrarem melhor, que as baratas são as criaturas mais antigas que vivem na Terra, que sangram sangue branco e o seu esqueleto está do lado de fora do corpo.

4 comentários:

Anónimo disse...

Nunca havia ouvido falar deste autor, mas pelo visto na sinopse me pareceu bem interessante, principalmente pelas questões tão simples e às quais as vezes nem imaginamos a resposta.

Abraços

Juliana disse...

Ah! Eu achava que era um livro meio infantil

kkkkkkkkkkk

¬
Ele explica tudo de forma bem clara, ou com termos meios científicos??

bjs...

Maria Manuel Magalhães disse...

Juliana: Talvez a capa faça com que as pessoas tenham essa ideia, mas o livro não tem nada de infantil. Relativamente às explicações o livro tem um bocadinho das duas: explica de uma forma clara, mas sem esquecer a vertente científica.

Carla Martins disse...

Nossa, parece ser bem interessante!! mas a capa me remeteu mesmo à livro infantil.

WOOK - www.wook.pt