Autor: Isaac Rosa
"O medo é uma ideologia dominante deste tempo que evita perguntas".
O país do medo é um lugar imaginário onde se tornaria realidade tudo o que tememos. Carlos sabe bem como seria o seu; vive assustado. Os seus temores são muito comuns: ser espancado, ser assaltado, que entrem em sua casa enquanto dorme, que raptem o filho; mas também teme a agressividade dos vizinhos, os adolescentes violentos, os pobres, os estranhos.
O seu medo, até então secundário, ocupará um lugar central quando se vir envolvido numa situação de conflito: um pequeno incidente na escola do filho, que poderia ser solucionado de maneira simples, complica-se devido à sua incapacidade para tomar decisões. Carlos dará, então, início a uma fuga daí para a frente, onde cada mentira, cada passo em falso fará com que se sinta cada vez mais ameaçado.
Uma reflexão inteligente, marcada pela era pós-11 de Setembro, sobre as sociedades ocidentais contemporâneas, em que os dispositivos de segurança se sofisticam mas, paradoxalmente, os receios se descontrolam.
Isaac Rosa, nasceu em Sevilha em 1974. Publicou os romances La malamemoria (1999), posteriormente reelaborado em Outra maldita novela sobre la guerra civil! (Seix Barral, 2007), e El vano ayer (Seix Barral, 2004), que foi galardoado em 2005 com o Prémio Rómulo Gallegos, o Prémio Ojo Crítico e o Prémio Andalucia de la Crítica, assim como a obra de teatro Adiós muchachos (1998), a narração El ruido del mundo (1998) e vários relatos que apareceram em livros colectivos. É, além disso, co-autor do ensaio Kosovo. La coartada humanitaria (2001). Traduzido em várias línguas, o seu romance El vano ayer será em breve adaptado ao cinema por Andrés Linares sob o título La vida en rojo.
Título: Inveja - Mal Secreto
Autor: Zuenir Ventura
"Li a sua Inveja, Zuenir, nla reconhecendo a carta de um amigo."- Miguel Sousa Tavares in Prefácio
Inveja - Mal Secreto foi a obra pioneira d euma colecção tentadora, publicada no Brasil, dedicada aos sete pecados capitais. Zuenir Ventura alicia o leitor a entrar no mundo da inveja. Que vício, afinal, sera esse - que ninguém admite ter, mas todos juram conhecer? Dissimulada, subreptícia, insaciável, incontrolável, duradoura, caprichosa, sorrateira, calculista, cumulativa. Estes são alguns dos adjectivos encontrados pelo autor para classificar o mais antigo e actual pecado.
Realidade? Ficção? Ao investigar este tema tão complexo, o autor esbarrou em histórias fascinantes de amor, medo e morte. Uma narrativa que mistura aventura e revelações, como num jogo tecido pela própria inveja onde o mais importante não é o que ganha mas o que o outro perde. Uma obra ímpar que a Planeta se orgulha de reeditar em Portugal.
Sobre o autor:
Zuenir Ventura nasceu no dia 1 de Junho de 1931 em Além Paraíba, Minas Gerais. Jornalista e escritor de reconhecido prestígio, trabalha há quase 40 anos como repórter, redactor e editor em vários jornais e revistas. Recebeu o Prémio Esso de Reportagem e o Prémio Wladimir Herzog de jornalismo em 1989. É autor dos best-sellers 1968, O Ano que Não Terminou, Cidade Perdida, Inveja - Mal Secreto, Chico Mendes - Crime e Castigo e Minhas Histórias dos Outros. Assina um coluna semanal n' O Globo.
Sem comentários:
Enviar um comentário