Autor: Emily Brontë
P.V.P.: 16 €
Data 1ª Edição: 20/10/2009
Nº de Edição: 1ª
Nº de Páginas: 320
Colecção: Obras Literárias Escolhidas
Nº na Colecção: 9
Sinopse:
O Monte dos Vendavais é uma das grandes obras-primas da literatura inglesa. Único romance escrito por Emily Brontë, é a narrativa poderosa e tragicamente bela da paixão de Heathcliff e Catherine Earnshaw, de um amor tempestuoso e quase demoníaco que acabará por afectar as vidas de todos aqueles que os rodeiam como uma maldição. Adoptado em criança pelo patriarca da família Earnshaw, o senhor do Monte dos Vendavais, Heathcliff é ostracizado por Hindley, o filho legítimo, e levado a acreditar que Catherine, a irmã dele, não corresponde à intensidade dos seus sentimentos. Abandona assim o Monte dos Vendavais para regressar anos mais tarde disposto a levar a cabo a mais tenebrosa vingança. Magistral na construção da trama narrativa, na singularidade e força das personagens, na grandeza poética da sua visão, nodoso e agreste como a raiz da urze que cobre as charnecas de Yorkshire, O Monte dos Vendavais reveste-se da intemporalidade inerente à grande literatura.
A minha opinião: Um livro magistral que me apaixonou desde a primeira página. Emily Brontë soube criar, como nenhuma outra, personagens fortes, carismáticas, que ultrapassam o tempo, tornando-se bastante actualizadas nos dias que correm. A vingança impera no Monte dos Vendavais. Quando Heathcliff é adoptado pela família Earnshaw tudo no Monte dos Vendavais muda. Desprezado por Hindley e amado por Catherine (sem saber), Heathcliff torna-se numa criança e jovem adolescente desprezado e colocado de parte pela família, sobretudo quando o patriarca morre. Assim que Catherine casa com o seu vizinho Edgar Linton, Heathcliff desaparece voltando anos mais tarde riquíssimo. O seu desejo de vingança é cada vez mais acentuado, começando por arruinar aquele que lhe quis tanto mal na infância: Hindley. Depois disso, e apesar de continuar a amar Catherine, o ódio pelo seu marido e casamento é de tal forma grande, que acabará por matá-la. Será que os fins justificam os meios? Será que toda a vingança que Heathcliff orquestrou o fez um homem mais feliz? Apesar de Heathcliff ser uma personagem bastante forte, rodando a história do livro à sua volta, Emily Brontë soube tirar partido da personalidade das duas Catherine, mãe e filha, mulheres muito obstinadas para aquele tempo, e de Ellen Dean, a governanta, narradora de toda a história do Monte dos Vendavais.
7 comentários:
Uma história poderosa e marcante! Adorei especialmente Heathcliff. A sua forte personagem deixou-me arrebatada por este clássico imtemporal como bem referes.
Esta capa da Editorial Presença está também muito bonita.
O Monte dos Vendavais é um livro fenomenal... um dos meus favoritos!
Ao ler a tua opinião, revivi todas as emoções que senti ao ler o livro.
Bjinhos*
Bom dia,
Recomendo a leitura do post do blog "Leituras das Marias" sobre o mesmo livro...engraçado como as opiniões são tão similares...
Cumprimentos,
Catarina
Catarina, de facto, a crítica no blogue Leitura das Marias é igual porque se trata da mesma crítica. Eu também faço parto desse blogue, juntamente com uma outra Maria :)
Ups!! (shy)
Desculpa mas realmente não fazia ideia! De facto achei estranho e como não sabia quem estava a "copiar" resolvi colocar post nos dois blogs!
Então deixo aqui as minhas sinceras desculpas! :(
Estou a ler este livro de momento e por isso é que me chamou a atenção. :)
Beijinhos,
Catarina
Catarina não tens de pedir desculpa. Foi até muito nobre o teu gesto, até porque há muita gente que faz isso mesmo :)
Obrigada pelo aviso ;)
Com tantas críticas entusiasmantes sobre 'O monte dos vendavais' não se pode ficar indiferente, tenho que o ler!
Óptima crítica e um óptimo blog! ;)
beijinho,
Catherine
Enviar um comentário