quarta-feira, 4 de março de 2009

Resultados do Passatempo Marcador de Livros/Presença

Desde já não quero deixar de agradecer a todos os que participaram no primeiro passatempo realizado neste blogue. Não posso deixar de me sentir surpreendida pelo número de participações, 44, uma vez que, o blogue ainda nem um aniversário completou.

A dificuldade na escolha foi grande dada a elevada qualidade e criatividade nas respostas à pergunta "Que posição ocupam a arte, os livros e as cidades na vossa vida?"
Apesar de considerar que todas as participações mereciam uma menção honrosa, a minha escolha recaiu em:


Catarina Sofia Ferreira Santos

Sendo uma “menina do campo”, as cidades que fazem parte da minha vida são apenas as dos livros e as da Arte.
Sejam elas as Cidades Invisíveis que Italo Calvino inventa ou a Nova Iorque que Woody Allen partilha, ou as visões que Thomas Mann e Luchino Visconti perpetuaram com maestria nos seus Morte em Veneza…
São cidades de Arte e de Literatura em que já vivi vezes sem conta e que me pertencem mesmo que eu nunca seja mais do que a tal “menina do campo”!

Paulo Ribeiro

Nada se pode separar as cidades da arte ... pois são arte viva … livros abertos à descoberta de maravilhas intrínsecas aos seres que lhes habitam … os livros … a arte de escrever … encantar … fazer sonhar … com cidades … campos e mundos fenomenais … a arte … do olhar … do ver … tocar e sentir … a arte de acariciar um livro … a arte de amar … as pessoas que habitam as cidades … em especial essa que é arte … livro … cidade … a posição que ocupam na minha vida? … nenhuma … sou eu que ocupo a delas.

Nuno Ricardo Moreira Gonçalves

Os livros são o meu chão, os meus alicerces, suportam o meu pensamento e reforçam a minha estrutura a cada página; a arte é a cor das minhas paredes e do meu tecto, quase inalcançável, força-me a elevar o olhar e tentar ver mais do que a superfície, enquanto muda os contornos de como vejo o mundo real; as cidades vejo-as através das janelas, observo o seu movimento, contemplo a vitalidade, mas prefiro o sossego das minhas quatro paredes!

Carla Sofia Lopes Ribeiro

A arte é o sonho que despoleta os sentidos, a imagem de uma tranquila ilusão por entre a turbulência das cidades. Divago pelas páginas de um livro, como se um novo mundo abrisse asas por dentro do meu corpo, erguendo-me ao alto na capacidade de voar. E sonho, na arte da escrita, como se fosse eu a voz que ditou o sublime encanto das palavras e pudesse cantar ao mundo o meu destino.

Parabéns aos vencedores e um agradecimento a todos os que participaram nesta iniciativa.

2 comentários:

Carla Ribeiro disse...

Obrigada eu, pelo livro, e pelo teu blog, onde é possível descobrir tantos livros interessantes. :)

Maria Manuel Magalhães disse...

Não tens de agradecer. Foi totalmente merecido.

Continuação de boas leituras :)

WOOK - www.wook.pt