domingo, 1 de março de 2009

A Arte de Matar – Jonathan Santlofer

Há muito que Kate McKinnon trocou o seu trabalho como detective da Polícia de Nova Iorque pela sua paixão pela história da arte. Mas quando uma pintura que doara ao Museu Modernista aparece vandalizada e outros crimes relacionados, incluindo homicídio, se sucedem, Kate sabe que pode combinar a sua experiência e os seus conhecimentos de ambos os mundos para ajudar a descobrir quem é o responsável. A Arte de Matar inclui ilustrações do autor que traçam um percurso de crescente suspense e que, combinadas com um enredo que retrata o submundo do meio artístico nova-iorquino, criam um novo thriller magistral.


Kate Mckinnon há muito tempo que se tinha afastado do seu trabalho na polícia de Nova Iorque. Mas depois de um misterioso caso de destruição de uma tela de Willem de Kooning, que tinha doado ao Museu Modernista, e outra de Franz Kline, propriedade dos amigos Nicholas e Marci Starrett, muda de ideias e decide fazer parte da investigação. A destruição do quadro de Franz Kline faria ainda uma vítima, Nicholas Starret, que apanhara o criminoso em flagrante delito.

Assim, deixa a pacata vida de historiadora de arte, apresentadora de um programa na televisão e escritora, e passa a fazer parte da equipa de investigação.

A arte como pano de fundo, artistas da Escola de Nova Iorque, como Jackson Pollock, Franz Kline, Gorky, Philip Zander, Kate começa a desvendar o misterioso criminoso. Primeiro descobre que os assassinatos e destruição das telas estão todos relacionados com a Escola de Nova Iorque, o mais importante grupo americano expressionista abstractos, curiosamente o grupo sobre o qual ela própria estava a escrever. Depois constata que antes do acto, o criminoso enviava telas com pistas sobre as suas próximas vítimas.

Não li a Anatomia do Medo, um livro bastante publicitado e do mesmo autor, mas fiquei com uma grande curiosidade de ler mais sobre Jonathan Santlofer. A sua escrita é bastante interessante e a ideia de colocar os esboços das telas sobre as quais incide a investigação é bastante original e dá mais fôlego à trama.


7 comentários:

Rock In The Attic disse...

Já estive com este livro na mão e o pouco que li agradou-me. Poderá ser uma próxima compra.

Sandra Dias disse...

Não conheço o autor, mas a sinopse juntamente com a tua opinião fez-me desejar lê-lo.

Sandra do blog Vidas Desfolhadas

Miss Alcor disse...

Parece-me muito bem!!!!!!!
Adoro policiais.

Maria Manuel Magalhães disse...

Eu gostei tanto deste que tenho de adquirir o primeiro livro do mesmo autor: A Anatomia do Medo. Se for tão bom como este...

Carlos Medina Ribeiro disse...

Maria Manuel,

Veja o resultado do passatempo Alves Redol, no Sorumbático, e não deixe passsar o prazo...

anaaaatchim! disse...

Já o leste? Parece-me muito interessante! Penso que talvez o coloque na minha wishlist!! =)

Maria Manuel Magalhães disse...

Obrigada ao Carlos Medina Ribeiro por mais este passatempo. Nunca pensei que poderia ser uma das vencedoras. A dedicatória está fantástica. Obrigada

WOOK - www.wook.pt