A PSP de Braga apreendeu, hoje, cinco exemplares de um livro sobre pintura que continham na capa um quadro reproduzido pelo pintor Gustave Courbet. Os livros estavam para venda na Feira do Livro em Saldo e Últimas Edições e foram retirados por se considerar que a pintura é pornográfica.
De referir que o quadro do pintor oitocentista,tido como fundador do realismo em pintura, expõe as coxas e o sexo de uma mulher, sendo, por isso, a sua obra mais conhecida, tendo sido pintado em 1866.
O quadro “A Origem do Mundo” está exposto no Museu D`Orsay em Paris.
O livreiro António Lopes vai recorrer aos tribunais, assim como vai enviar exposições ao Presidente da República, e aos grupos parlamentares da Assembleia da República.
Esta "censura" camuflada só vem comprovar o grau de iliteracia em que vive o nosso país. Não adianta o Governo promover progamas de Novas Oportunidades se nesses mesmos programas não se aprende mais nada a não ser o desenrascanço. Onde estão os testes de avaliação? Onde estão as aulas? Pelo que conheço, e conheço casos bem de perto, os ditos alunos apenas marcam presença uma vez por mês e têm de entregar trabalhos feitos por muita gente, menos pelos próprios.
Em vez de os pais andarem a perder o seu tempo com diplomas que não os levam a lado nenhum, uma vez que são "fictícios" deviam aproveitar o seu tempo para aprender um pouco de cultura e assim ensiná-la aos seus filhos. Não entendo como é que uma parte do corpo humano pode levantar tanta celeuma.
4 comentários:
Esses programas são só para disfarçar a falta de instrução e para dizer que cada vez há mais pessoas com o 12º ano e coisas que tais... Devia apostar-se na formação a sério para depois não se andar a cometer erros destes. É uma pena situações destas acontecerem no nosso país. Agora vamos ver como ficará a situação...
Sou sincera tive de ler duas vezes o post...porque não estava a perceber como é que isto aconteceu, aqui, em Portugal!!!
Neste país já nada me surpreende... muito sinceramente, até me sinto envorgonhada de isto acontecer no meu país, mas também já me habituei a esta visão terceiro mundista que não nos deixa sair da ignoráncia, da iliteracia, do inculto... No entanto, sinto pena, muita pena de continuarmos assim, três décadas após a revolução.
É triste mesmo...
Enviar um comentário