domingo, 14 de dezembro de 2008

Abre o teu coração - James Patterson [Opinião]

Título: Abre o teu coração
Autor: James Patterson
Editora: Editorial Presença
N.º de Páginas: 212
PVP: 15,10€

Sinopse:
Jennifer vivia imersa na ausência do marido Danny, que morrera há mais de um ano, quando um novo choque vem abalar a sua vida: Sam, a sua avó e melhor amiga, teve uma trombose e está internada, em coma. Mas os acontecimentos inesperados não se ficam por aqui. Sam deixara em sua casa no Lago Genebra, no Wisconsin, uma série de cartas dirigidas a Jennifer, repletas de revelações surpreendentes. E é a partir deste momento que duas histórias de amor se entrecruzam num cenário de dor e perda mas também de força e esperança. Com a beleza serena do Lago Genebra como pano de fundo, a história que Sam conta através das suas cartas mostra a Jennifer que é possível acolher um novo amor, mais intenso do que qualquer outro, mesmo que este esconda um terrível destino… Escrito num estilo despretensioso e estruturado em capítulos breves que já se tornaram na imagem de marca do autor, Abre o Teu Coração é uma obra que apela às emoções e que não se consegue pôr de lado até à última página.

A minha opinião:
Jennifer, protagonista da história, perde cedo o seu grande amor, o marido Danny. O seu maior apoio é Sam, sua melhor amiga e avó. No entanto, um ano após a morte de Danny, Jennifer sofre um novo choque: Sam tem uma trombose e fica em coma.
Ao visitar Sam ao hospital, Jennifer decide viver temporariamente em casa da avó e leva consigo a companhia dos seus dois gatos. Quando chega ao antigo quarto depara-se com um monte de cartas, escritas por Sam e dirigidas a si própria, onde conta a história da sua vida e vai surpreendê-la. Afinal, aquilo em que acreditou toda a sua vida acaba por ser uma mentira. Nas cartas a avó revela que nunca gostou do seu marido Charles, avô de Jennifer, morto há 4 anos. Jennifer estranha visto ter visto sempre os avós como um casal inseparável.
Nas cartas, Sam revela que conheceu Charles aos 18 anos e como se encantou com ele a primeira vez que o viu. Nove semanas após terem começado a namorar casaram. «Eu estava louca pelo Charles. Tudo me parecia um sonho, mas um sonho maravilhoso». Diz.
No entanto, a lua-de-mel não viria a ser um sonho assim tão bom. Ao terceiro dia Charles bateu em Sam colocando defeitos em tudo o que lhe aparecesse. O sonho desmoronou-se para Sam.
Enquanto vai lendo as confissões da sua avó, Jennifer revê um amigo de infância, Brendan Kelly e os seus encontros começam a ser mais frequentes. Daí até se apaixonarem é um passo. No entanto, também aí Jennifer vai sofrer um duro golpe ao descobrir que Brendan tem um segredo escondido: também ele está doente. Tem uma doença em fase terminal.
Jennifer sente que não pode perder mais um grande amor e luta com todas as forças para que Brendan não desmoralize e se comece a tratar.
Enquanto isso, continua a ler as cartas escritas por Sam e descobre que a sua avó, apesar de ser infeliz com o marido, tinha encontrado a felicidade ao lado de um amigo da família sem que ninguém soubesse. Quando Charles passava o fim-de-semana fora tornava-se o paraíso para Sam porque assim se podia encontrar com o seu amor.
Uma história com um enredo tão romântico que nem parece escrita por um autor de policiais. Um romance emocionante até ao último parágrafo. Fantástica!

1 comentário:

Misterioso disse...

Bonito blog passe tb pelo meu.

WOOK - www.wook.pt