Homenagem ao escritor chileno em reconhecimento pelo contributo ao estímulo à leitura junto dos mais novos. Luis Sepúlveda faleceu a 16 de abril de 2020, vítima de COVID-19.
O prémio literário criado pela Porto Editora e pelo Correntes D’Escritas em 2008, até agora designado Prémio Conto Infantil Ilustrado Correntes D’Escritas | Porto Editora, passa a ser denominado Prémio Literário Luis Sepúlveda.
A proposta foi feita pela Porto Editora e imediatamente aceite pela organização do Correntes D’Escritas, onde Luis Sepúlveda era presença habitual e a quem foi dedicada a edição deste ano, realizada em fevereiro passado. O objetivo é o de homenagear o escritor e o seu legado literário, reconhecendo o enorme contributo para o estímulo, nos mais novos, do gosto pelo livro e pela leitura, um propósito que está na origem do prémio literário. Obras como História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, História de um gato e de um rato que se tornaram amigos e outras fábulas fazem parte do imaginário de várias gerações de leitores, estando inclusive reconhecidas e recomendadas no âmbito do Plano Nacional de Leitura.
Preservando as características que o tornam único no nosso país, o Prémio Literário Luis Sepúlveda continuará a premiar, anualmente, contos infantis ilustrados inéditos, conto e ilustração, em língua portuguesa, realizados por alunos de todo o país - e de escolas portuguesas espalhadas pelo mundo - que frequentem o 4.º ano de escolaridade do 1.º Ciclo do Ensino Básico, privilegiando os textos que veiculem as principais ideias que sempre estiveram presentes na obra de Luis Sepúlveda: a defesa do ambiente, o respeito pelo outro, a amizade, a solidariedade social e a liberdade.
Sem comentários:
Enviar um comentário