domingo, 10 de janeiro de 2021

Novidade Bertrand: De Einstein a Marx, como os judeus mudaram o mundo

Título: Génio e Ansiedade - Como os Judeus Mudaram o Mundo
Autor:
Norman Lebrecht
Género: História / História em Geral
Tradução: Elsa T. S. Vieira
Nº de páginas: 568
Data de lançamento: 14 de janeiro
PVP: 24,40 €


Num período de 100 anos, um punhado de homens e mulheres transformaram o mundo e o nosso olhar sobre ele. O que é que estes visionários têm em comum? As suas origens judaicas. O dom de pensar fora da caixa. O raciocínio rápido. Génio e Ansiedade, de Norman Lebrecht, chega às livrarias a 14 de janeiro.

Muitos são sobejamente conhecidos, como Marx, Freud, Proust, Einstein, Kafka. Outros despareceram da memórica coletiva. Contudo, sem Karl Landsteiner, não haveria transfusões sanguíneas. Sem Siegfried Marcus não existiria o automóvel a gasolina. Sem Rosalind Franklin a genética seria bem diferente. Por detrás dessa vaga de génio está uma mentalidade moldada pela religião e cultura judaicas, mas também pelas pressões do antissemitismo.

Neste livro, Norman Lebrecht traça a influência e importância que várias personalidades judaicas tiveram na inovação científica e tecnológica, nas transformações políticas e sociais e nas revoluções culturais entre 1847 e 1947, tendo como fio condutor uma corrente de angústia existencial num período em que os judeus viveram presos pelo temor de que os seus direitos de cidadania e liberdade de expressão sejam revogados, levando estas grandes mentes a pensarem o impensável.

Adequado quer ao perito, quer ao leigo, tem uma linguagem acessível e uma escrita sensível e empática. Organizado pela sequência de episódios marcantes que marcaram este período de 100 anos, resulta numa simbiose perfeita entre história e biografia.

Críticas:

«Impressionante, supreendentemente abrangente, fascinante.» Financial Times

«Quando se alega que algo “mudou o mundo” geralmente há exagero à mistura, mas no caso do subtítulo de Lebrecht… parece haver modéstia a mais. O mundo não mudou, foi reconstruído pela emancipação dos judeus na vida pública iniciada na década de 1840.» The Times

«Uma História comovente e necessária.» The Spectator

«Escrito com entusiasmo e conhecimento, este livro mostra-nos que as grandes mentes aqui descritas adotaram pontos de vista diferentes – e mudaram como vemos o mundo.» Kirkus, leitura recomendada

«Este livro é um prazer de ler. Conciso, vívido, bem escrito, a antítese do banal… Um estudo psicológico vibrante do que significa ser judeu.» The Times (Israel)

«Uma obra-prima fascinante que retrata a glória e a tragédia do povo mais perseguido da Europa.» Tom Bower

Sobre o autor:

Norman Lebrecht é historiador e autor de doze obras de não-ficção e três romances. Os seus livros estão traduzidos em dezassete línguas. O seu primeiro romance venceu o Whitbread Award 2003 e foi adaptado ao cinema, com realização de François Girard. É o autor de Slipped Disc, a página de referência número 1 para música clássica, com 1,5 milhões de visitas por mês. Ao longo da sua carreira jornalística de quarenta anos, colaborou com o Daily Telegraph, apresentou o programa lebrecht.live e The Lebrecht Interview na BBC Radio 3 e foi editor-adjunto do Evening Standard. Escreve para a Standpoint, a Spectator e o Wall Street Journal. Lecionou em Yale, Syracuse University, SUNY Buffalo, UMKC Kansas City, USC Los Angeles e Carnegie Mellon, entre outras.



Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt