quarta-feira, 1 de abril de 2020

Elevação - Stephen King [Opinião]

Título: Elevação
Autor: Stephen King
Editor: Bertrand Editora
N.º de Páginas: 120

Sinopse:
Castle Rock é uma pequena cidade, cenário de muitos livros de Stephen King, e as notícias correm depressa. É por isso que Scott Carey quer confiar o seu estranho segredo apenas ao Dr. Bob Ellis: anda a perder peso sem emagrecer e a balança regista o mesmo peso independentemente da roupa que usa.
Scott tem duas vizinhas que abriram uma «requintada experiência de jantar» na cidade, mas a população não está convencida. Deidre e Missy Donaldson é um casal de lésbicas que não encaixa muito bem nas expectativas da comunidade. E agora Scott parece estar em guerra com elas, porque os cães do casal gostam de ir fazer as necessidades ao seu relvado.

Scott começa a compreender a vida difícil das vizinhas e tenta ajudar. Enquanto a comunidade se une e se prepara para mais uma comemoração do Dia de Ação de Graças, alianças improváveis são criadas, mostrando que podemos encontrar uma base comum apesar das nossas diferenças tão enraizadas.

A minha opinião: 
Neste último livro de Stephen King, publicado  pela Bertrand Editora, Castle Rock é palco para mais uma história/novela do mestre do terror.

Elevação conta a história de Scott Carey, um homem que perde peso desenfreadamente sem que isso se note a nível visual. Carey continua robusto, com forças, mas a perda de peso não se compreende porque o homem continua a fazer a mesma alimentação desregrada que fazia antes. Pior, Scott acaba por comer ainda mais do que comia para ver se tinha alterações no peso diário, mas isso não acontece.

Procura, assim, o apoio do amigo Bob Ellis, um médico aposentado, revelando-lhe o segredo que carrega consigo. Ellis não consegue encontrar explicações para o sucedido, mas fica intrigado e cada vez mais preocupado com o amigo Será que vai chegar ao peso de 0 quilos?

Apesar de centrado na perda de peso de Scott, Elevação traz também a vida difícil das suas vizinhas. Duas mulheres, lésbicas, que procuram procurar o êxito nesta pequena cidade, cujos habitantes são muito conservadores. Completamente ostracizadas, até mesmo por Scott, as duas mulheres, sentem-se encostadas à parede uma vez que o seu restaurante vegetariano está praticamente às moscas.

Li este livro num ápice e, apesar de não gostar de livros tão pequenos porque fico sempre com a sensação que falta sempre algo para justificar, algo para aprofundar, gostei muito.

A perda de peso de Scott fez-me lembrar o Estranho Caso de Benjamin Button,conto de F. Scott Fitzgerald, cujo personagem principal nascia velho e ia ficando cada vez mais novo até chegar ao estado de bebé.

Por outro lado, a história secundária acabou por ser mais interessante. Com a perda de peso e ao constatar que o seu fim poderá estar próximo, Scott acaba por reavaliar a sua forma de estar na vida e começa a olhar para o preconceito de uma outra forma.





Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt