quarta-feira, 4 de setembro de 2019

Mia Couto e José Eduardo Agualusa escrevem a quatro mãos

Título: O terrorista elegante
Autores: Mia Couto e José Eduardo Agualusa
Género: Literatura/Romance
N.º de páginas: 168
Data de lançamento: 6 de setembro
PVP: € 16,60

Foi sob um alpendre de colmo em Boane, Moçambique, num jardim imenso, que Mia Couto e José Edu-ardo Agualusa passaram dias sentados à mesma mesa, cada um diante de um computador, rindo, brincando e apostando na negação da ideia de que a criação literária é sempre um ato profundamente solitário. A quatro mãos, estes grandes autores da literatura portuguesa deram vida a três peças de teatro que, depois de conversas informais na bela e histórica cidade de Paraty, no Brasil, foram transformadas em nove-las cheias de humor e suspense. O Terrorista Elegante e Outras Histórias chega às livrarias a 6 de setembro.
Na história que dá título ao livro, inicialmente encomendada pelo gru-po de teatro A Barraca, de Lisboa, um angolano é preso em Portugal por suspeita de participação em atos de terrorismo. O homem alega ser capaz de voar e conversa com um passarinho na prisão, que parece dar-lhe as orientações necessárias para que cumpra a sua missão. «Chovem amores na rua do matador», a segunda história, e «A caixa preta» nascem de uma encomenda inicial do grupo Trigo Limpo – Teatro ACERT, de Tondela. Foram escritas à distância, em trocas de mensagens em que José Eduardo Agualusa e Mia Couto acrescenta-vam, aos poucos, o texto um do outro. Na primeira, um estranho mascarado procura alguém para matar, numa tentativa de fazer as pazes com o seu passado. No último conto, gerações da mesma famí-lia são obrigadas a enfrentar os seus segredos mais bem guardados.
Lançamento com a presença dos autores no início de outubro.

Sobre os autores:
José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro e Berlim. É romancista, contista, cronis-ta e autor de literatura infantil. Os seus romances têm sido distinguidos com os mais prestigiados prémios nacionais e estrangeiros, como o Independent ou o IMPAC Dublin, tendo sido finalista do Man Booker International, com o livro Teoria Geral do Esquecimento.

Mia Couto nasceu na cidade da Beira, em 1955, e tem formação em Biologia. Entre outros, recebeu o Pré-mio Camões em 2013, o União Latina em 2007, o Vergílio Ferreira em 1999, ou o Neustadt em 2014 – e é autor de livros tão marcantes como Terra Sonâmbula, O Último Voo do Flamingo ou Vozes Anoitecidas. Mia Cou-to foi, em 2015, finalista do Man Booker International.


Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt