Título: Leonardo Da Vinci e as Mulheres
Autor: Kia Vahland
Género: Literatura / Biografia
Tradução: Pedro Garcia Rosado
N.º de páginas: 368
PVP: € 19,90
500.º aniversário da sua morte
Em Leonardo da Vinci e as Mulheres, que chegará amanhã às livrarias portuguesas, a autora e historiadora da arte Kia Vahland dá-nos a conhecer que, séculos antes dos movimentos de emancipação femininos, Leonardo da Vinci desenvolveu na sua pintura a imagem da mulher moderna.
Este génio universal, e criador da lendária Mona Lisa, celebra nos seus quadros e desenhos a persistência, o intelecto, as emoções e a sensualidade femininas – e, com os seus modelos, revela a mulher moderna como a contrapartida do homem, em plena igualdade. Na realidade, Leonardo retratou as mulheres como o mundo ainda não as conhecia, inventando a imagem da mulher autónoma com ideias próprias, a mulher bela e autoconfiante mas também vulnerável que encara diretamente o homem a partir da tela.
Segundo Nicola Kuhn, do Der Tagesspiegel, «A linguagem de Kia Vahland é clara e direta. Recusando perder-se em formulações egocêntricas, trata as coisas pelos nomes, amiúde com um toque de ironia.»
Já Niklas Maak, do Frankfurter Allgemeine Zeitung, diz que «Kia Vahland movimenta-se no mundo académico e jornalístico e escreve sobre a história da arte como se de um romance policial se tratasse. Trabalha com a linguagem como um pintor com as tintas.»
Um livro de leitura obrigatória que chega até nós no ano em que se assinala o 500.º aniversário da morte deste artista.
Sinopse:
Com as suas manifestações de inspiração, perspetivas visionárias, máquinas de sonho e estudos de anatomia, Leonardo da Vinci foi um espírito precursor dos tempos modernos. Mas o elemento mais importante que caracterizou o génio universal e criador da lendária Mona Lisa foi o estilo de pintura que dele fez o artista mais destacado da sua época. Kia Vahland demonstra, nesta abrangente biografia artística, como Leonardo o conseguiu: aliando-se às mulheres. Da jovem orgulhosa que é a Virgem Maria à sábia e circunspecta Mona Lisa, da dinâmica Cecilia Gallerani, pintada com o seu arminho, à benevolente Santa Ana, são as mulheres as personagens principais das suas pinturas. A feminilidade está no centro das suas ideias inovadoras sobre a história natural, a criação e as artes plásticas.
Com base na pintura e nos desenhos de Leonardo, e em textos e outras fontes históricas, Kia Vahland descreve a vida e a obra pictórica, na sua totalidade, deste artista intemporal. Conta também as histórias de importantes personalidades próximas de Leonardo, como Isabella d’Este e Lourenço de Médicis, e relata a via quotidiana e as interligações políticas do Renascimento.
Esta biografia explica como o artista quebrou convicções e, desse modo, desenvolveu uma nova visão da natureza e da arte, das mulheres e dos homens, da ciência, da religião e da política, transformando se numa celebridade cujo significado e importância perduram ainda nos nossos dias.
Sobre a autora:
A historiadora da arte Kia Vahland é especialista no Renascimento e editora de Cultura e Humanidades na secção de opinião do Süddeutsche Zeitung. É professora e autora de obras sobre Sebastiano del Piombo, Miguel Ângelo e Rafael, bem como de diversos ensaios no domínio da história da arte, publicados na revista Geo Epoche. Exerce funções docentes no Institut für Kunstgeschichte da Ludwig-Maximilians-Universität de Munique e na Deutsche Journalistenschule. Recebeu diversos prémios pelos seus trabalhos, incluindo o Prémio da Crítica Michael Althen de 2016 do Frankfurter Allgemeinen Zeitung. Publicou em 2018 Ansichtssachen - Alter Bilder, neue Zeiten.
Sem comentários:
Enviar um comentário