terça-feira, 3 de julho de 2018

Porto Desconhecido & Insólito - Germando Silva e Lisboa Desconhecida & Insólita - Anísio Franco [Opinião]

Título: Porto Desconhecido & Insólito
Autor: Germano Silva
Editor: Porto Editora
N.º de Páginas: 176

Sinopse:
Um imperador caloteiro; um amor de fazer perder a cabeça; uma igreja envergonhada; estas são algumas das histórias desconhecidas (ou pouco conhecidas) da maioria das pessoas, que agora partilho consigo, estimado leitor, através das páginas deste meu novo livro.
Há anos comecei a pensar em como seria interessante descobrir outras histórias de um Porto que se esconde nas traseiras dos edifícios, invisível, por isso, a quem passa apressado pelas suas ruas ou sobe as suas escadinhas.
Julguei que sabia muito do Porto, das pessoas que nele habitam, das suas ruas e ruelas, esconsas e estreitas, e dos sorrisos atrás das janelas. Mas um dia comecei a olhar também para os jardins escondidos nas traseiras das casas e para o interior de certas habitações e a prestar mais atenção a certas imagens das nossas igrejas e capelas. E não imaginam as histórias e outras curiosidades que acabei por descobrir…

Título: Lisboa Desconhecida & Insólita
Autore: Anísio Franco
Editor: Porto Editora
N.º de Páginas: 176

Sinopse:
Lisboa, cidade banhada por uma luz mágica, tão clara e tão límpida. Todos conhecem esta faceta da cidade, poucos conhecem as sombras misteriosas que essa luz projeta.
As histórias que aqui vai encontrar iluminam um pouco dessas sombras que escondem episódios por vezes rocambolescos, outros de um realismo cru, outros ainda envoltos numa ironia hilariante e ainda alguns que lhe poderão causar arrepios.
Múmias conservadas em criptas, cidades sepultadas, freiras que viveram como princesas, museus esquecidos no tempo, estátuas que não ficam quietas, um enigmático castelo, serpentes que guardam o futuro rei… são apenas alguns dos episódios escolhidos ao acaso das muitas histórias misteriosas que se poderiam contar sobre Lisboa.
É uma Lisboa desconhecida e insólita aquela que o leitor irá descobrir nas páginas deste livro.

A minha opinião: 
Maravilhosamente bem escrito por amantes destas duas grandes cidades, adorei conhecer histórias praticamente desconhecidas para a maioria da população portuguesa, adorei percorrer ruelas e calçadas e histórias dos seus habitantes. 

De todas as histórias interessantes contadas por Germano Silva, escritor e jornalista que se tem dedicado a contar muitos dos segredos do Porto em variados livros, a que mais me marcou foi a de uma mulher, que depois de ter perdido o seu amor, e desgostosa com tal facto, decide pedir às pessoas que acompanhavam no funeral que a deixassem sozinha. E foi aí que lhe decidiu retirar a cabeça e lavá-la consigo. Esta campa ainda é a das mais visitadas na cidade do Porto. 

Uma das histórias que me saltou à vista no livro de Anísio Franco, conservador do Museu Nacional de Arte Antiga, é os motivos decorativos, em alto relevo, nas colunas da entrada do Mosteiro dos Jerónimos, que se encontram polidos. A história é que o peixe, o boi, o trigo, uma bolota e uma maçaroca, devido a uma espécie de talismã que dariam sorte a quem os esfregasse eram constantemente tocados pela população. 

Outra das histórias que mais me fascinou é o número de placas de pessoas ilustres que viveu numa só casa. No número 6 da Rua João Pereira da Rosa, no Bairro Alto, figuram sete placas mostrando que ali viveram ilustres portugueses entre eles o poeta José Gomes Ferreira, António Ferro. 

Mais dos que as histórias, o que mais me fascinou foi a paixão com que foram escritas. Tanto Germano Silva como Anísio Franco respiram as cidades onde habitam e pelas quais se apaixonaram. 

Recomendo. 


Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt