quinta-feira, 31 de maio de 2018

Porto Editora: As aventuras e desventuras da vida de uma adolescente

Ser adolescente não é nada fácil…e Inês, protagonista da nova coleção infantojuvenil da Porto Editora, O Mundo da Inês, de Sara de Almeida Leite, que o diga. A vida de Inês muda radicalmente aos 12 anos, quando passa a frequentar um colégio interno para raparigas, a partir do 7.º ano. Os desafios são muitos e adaptação não é fácil, especialmente com colegas particularmente empenhadas em dificultar-lhe a vida.
De um ficcional e “fechado” Colégio do Roseiral, O Mundo da Inês vai abordar temas transversais às dificuldades da adolescência: a descoberta, as relações e as interações cada vez mais complexas, e sobretudo, a conquista da autoestima e do lugar no mundo. Acompanhada pelas ilustrações de Zita Pinto, esta coleção passa a ser uma série obrigatória para todas as jovens leitoras.

A coleção O mundo da Inês é apresentada na Feira do Livro de Lisboa, no espaço Autores que nos Unem, no próximo dia 5 de junho, às 18:00.

Sinopse: 
A vida de Inês muda completamente quando passa a frequentar um colégio interno para raparigas, a partir do 7.º ano. A adaptação não é fácil, pois algumas colegas parecem empenhadas em dificultar-lhe a vida – incluindo as próprias primas. No entanto, Inês consegue integrar-se num grupo divertido, faz boas amizades e torna-se bastante popular...
Conseguirá ela lidar com todos os desafios que se lhe deparam e ainda desfrutar em pleno da sua adolescência?

Coleção: O mundo da Inês
Títulos: A entrada no colégio;
Adolescente em apuros
Autor: Sara de Almeida Leite
Ilustrações: Zita Pinto
Págs.: 160
Capa: mole
PVP: 8,80 €


A entrada no colégio: Os primeiros dias são difíceis. Mas Inês é simpática e inteligente, conseguindo integrar-se no grupo da Luísa e das suas amigas do Dormitório 1. Porém, a invejosa Olga, do 8.º ano, não descansa enquanto não arranjar forma de as prejudicar a todas. Poderá Inês salvar o grupo, usando a ameaça em seu favor?
Adolescente em apuros: Neste segundo volume, Inês goza umas merecidas férias de Natal, mas tem uma surpresa quando volta ao colégio e é incumbida de uma missão incómoda: ajudar a sua maior rival. Entretanto, a terrível Olga põe em ação um plano que deixa Inês em apuros. Conseguirá ela livrar-se de ser castigada, se forem revelados os segredos guardados no seu telemóvel?

Sobre a autora: 
Sara de Almeida Leite é doutorada em Estudos Portugueses, especialidade de Ensino do Português, mestre em Estudos Anglo-Portugueses e licenciada em Línguas e Literaturas Modernas, variante de Português e Inglês. Fez a sua formação académica na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, onde também lecionou Literatura Portuguesa. É docente no ISEC Lisboa (Instituto Superior de Educação e Ciências) desde 1996 e tem publicado diversos artigos e livros sobre língua portuguesa e ensino da literatura. Faz traduções e ilustrações, é consultora do Ciberdúvidas da Língua Portuguesa e colaborou nos programas radiofónicos Páginas de Português (Antena 2) e Língua de Todos (RDP África).



Sem comentários: