quinta-feira, 3 de maio de 2018

«O Paraíso e Outros Infernos»: novo livro de José Eduardo Agualusa

Título: O Paraíso e outros Infernos
Autor: José Eduardo Agualusa
Género: Literatura / Ensaio 
N.º de páginas: 336 
PVP: € 17,70

«O Paraíso e Outros Infernos»: um mapa do conhecimento do presente no estilo sábio e declarativo de José Eduardo Agualusa.

Da literatura portuguesa ou de uma frase de Borges à situação política em Angola; de uma navalha sul-africana à teoria dos sonhos e ao cabelo da sua filha; da lista de inspirações para a sua obra até à beleza da Ilha de Moçambique, os textos de «O Paraíso e Outros Infernos» são o ponto de partida de um tecido complexo, misturando fragmentos do seu diário com crónicas publicadas na imprensa. Um «mapa do conhecimento do presente» que ultrapassa a fronteira do tempo e da sua contingência.

«Embora o seu estilo seja descaradamente devedor de Gabriel García Marquez e de Jorge Luis Borges, a sua sensibilidade também se faz eco de escritores lusófonos, num estilo sábio e declarativo.» TEJU COLE

Sobre o autor:
José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro e Berlim. É romancista, contista, cronista e autor de literatura infantil. Os seus romances têm sido distinguidos com os mais prestigiados prémios nacionais e estrangeiros, como, por exemplo, o Grande Prémio de Literatura RTP (atribuído a Nação Crioula, 1998) e o Independent Foreign Fiction Prize (para O Vendedor de Passados, 2004). Mais recentemente, o romance Teoria Geral do Esquecimento foi finalista do Man Booker International e do International Dublin Literary Award (antigo IMPAC Dublin Award). Também os seus contos e livros infantis foram merecedores de prémios, como o Grande Prémio de Conto da APE e o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, respetivamente.



Sem comentários: