segunda-feira, 9 de abril de 2018

Romance de medo, romance de amor

Título: A VOLTA AO MEDO EM OITENTA DIAS
Autor: José Jorge Letria
N.º de Páginas: 208
PVP: 12,00 €
Ficção/Romance
Guerra e Paz Editores

Sinopse: 
Nascido num Portugal marcado pelo medo, um homem vive intensamente os conflitos e as utopias do seu tempo. Com um misto de reserva e inquietação, revisita todas as situações que, antes e depois do 25 de Abril, na ditadura e na democracia, na guerra e na paz, o fizeram pronunciar a palavra «medo».
Um romance em torno do medo que é também uma história de amor. Fragmento da nossa memória colectiva e dos sonhos que ficaram por cumprir, é, acima de tudo, um hino de amor a Portugal, à vida e às mulheres que representaram os afectos mais perenes de um percurso longo e tantas vezes doloroso. O herói deste livro é um homem que tem de vencer uma maldição – é o homem português.

Sobre o autor: 
José Jorge Letria. Ficcionista, mas também jornalista, poeta, dramaturgo. Nasceu em Cascais, em 1951, onde foi vereador da Cultura entre 1994 e 2002.
Tem livros traduzidos em mais de uma dezena de idiomas e foi premiado em Portugal e no estrangeiro, destacando-se dois Grandes Prémios da APE, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Eça de Queiroz – Município de Lisboa e o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte. O essencial da sua obra poética encontra-se condensado nos dois volumes da antologia O Fantasma da Obra.
Ao lado de nomes como José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, foi um dos mais destacados cantores políticos portugueses, tendo sido agraciado, em 1997, com a Ordem da Liberdade.
É mestre em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa e pós-graduado em Jornalismo Internacional. Doutorou-se com distinção em Ciências da Comunicação no ISCTE, em Setembro de 2017. É presidente da Sociedade Portuguesa de Autores e do Comité Europeu de Sociedades de Autores da CISAC.
Diabetes, Sem Açúcar, com Afecto (em co-autoria com Sílvia Saraiva) e Um Amor Português são os seus livros mais recentes, publicados pela Guerra e Paz.


Sem comentários: