sábado, 10 de março de 2018

Scott Turow, o grande mestre do thriller jurídico, publica pela Bertrand o livro «Testemunho»

Título: Testemunho
Autor: Scott Turow
Género: Literatura / Thriller
Tradução: Fernanda Oliveira
N.º de páginas: 480
PVP: € 17,70

A guerra da Bósnia, que acontece durante a fragmentação da antiga Jugoslávia, é o ponto de partida para o novo thriller jurídico de Scott Turow, que troca o cenário dos tribunais norte-americanos pelo Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda. O advogado Bill Boom, personagem central de Testemunho, é desafiado a examinar um caso que ficou por resolver: o desaparecimento de várias centenas de refugiados na sequência do conflito.
O resultado é um thriller intenso com um ritmo acelerado, bem enquadrado em termos de política internacional, estando ainda sustentado por uma pesquisa minuciosa em termos de contexto histórico. Não é por acaso que Scott Turow é considerado o mestre do thriller jurídico.
John Grisham, outro colosso neste género literário, tem Scott Turow como seu mentor. Quando questionado qual é o seu thriller jurídico preferido, Grisham não hesita em responder que é Presumível Inocente, uma das obras mais marcantes de Turow. «Foi publicado em 1987 e ninguém ainda tinha ouvido falar do Scott, eu ainda não tinha terminado o meu primeiro livro, mas o livro dele era realmente brilhante. O livro simplesmente eletrizou o género do thriller jurídico. O Scott não criou o género, mas encheu-o de energia e inspirou-me a terminar o meu livro Tempo de Matar e a sonhar com coisas maiores.»

Sinopse:
Bill Boom virou as costas a tudo o que era importante para si: a carreira, a mulher, até o seu país. Mesmo assim, quando lhe pedem que examine o desaparecimento de um campo inteiro de refugiados do Kosovo, um caso por resolver há dez anos, sente-se arrastado para o caso mais difícil da sua carreira. Para descobrir o que aconteceu durante o caos apocalíptico que se seguiu à guerra da Bósnia, Boom investiga uma panóplia de suspeitos, que vai dos paramilitares sérvios a redes de crime organizado e ao governo norte-americano, enquanto se movimenta também por entre as coloridas personagens desta história, com as suas alianças e traições: Layton Merriwell, general norte-americano caído em desgraça; Ferko Rincic, o único sobrevivente do massacre, e Esma Czarni, uma sedutora advogada.

Sobre o autor:
Scott Turow é autor de oito obras de ficção, entre as quais Danos Pessoais, Erros Reversíveis, O Medo dos Bravos, Juiz Por Um Fio e o famoso thriller Presumível Inocente, que foi adaptado para o cinema por Alan J. Pakula e que conta com Harrison Ford como protagonista, entre outros actores de renome. Os livros de Turow estão traduzidos em mais de vinte e cinco línguas e já venderam mais de vinte e cinco milhões de exemplares em todo o mundo. Ele escreve também ensaios e artigos de opinião para publicações como o New York Times, o Washington Post, a Vanity Fair, o The New Yorker, a Playboy e o The Atlantic.



Sem comentários: