segunda-feira, 26 de março de 2018

Novidade Topseller: O segredo da minha mãe



Este livro foi inspirado na história verídica de Franciszka Halamajowa que, juntamente com a filha Helena, salvou a vida de 15 judeus na Polónia durante a Segunda Guerra Mundial. Escondeu também um jovem soldado alemão no sótão. Antes da guerra, havia seis mil judeus em Sokal, na Polónia. Somente 30 sobreviveram à guerra, e metade deles graças a uma mulher polaca, a Franciszka.

Pessoas que não eram judias, mas que arriscavam a vida para ajudarem judeus a escaparem à morte durante o Holocausto são reconhecidas como os «Justos entre as Nações» em Israel.

É assim que a Franciszka e a filha são recordadas.

Esta inspiradora história deu também origem ao documentário No 4. Street of Our Lady --> http://www.streetofourlady.org/

Contada de quatro perspetivas diferentes, esta é a história comovente de duas mulheres que serão recordadas pela sua tremenda coragem e humanidade.

Em 1939, as tropas de Hitler invadem a Polónia e põem em marcha uma perseguição desumana ao povo judeu. Todos sabem que proteger judeus num país ocupado pelos nazis é uma sentença de morte. Mas Franciszka e a filha, Helena, movidas por um profundo sentimento de justiça e respeito pela vida humana, decidem arriscar tudo para abrigar duas famílias judaicas e um soldado alemão desertor na sua modesta casa em Sokal. Uma das famílias fica escondida numa cave improvisada por baixo da cozinha. A outra, num palheiro por cima da pocilga. O soldado fica num sótão exíguo.

Para que todos possam sobreviver, Franciszka e a filha terão de ser mais astutas do que os vizinhos e do que os temíveis comandantes alemães, que montam guarda em frente à casa. As duas mulheres estão dispostas a tudo para salvá-los, o que implica não só escondê-los e alimentá-los, mas também conseguir manter acesa dentro deles a chama da esperança.

O Segredo da Minha Mãe é uma edição Topseller (15,49€ | 208 pp.) e as primeiras páginas podem ser lidas aqui.

 

Sobre a autora:
J. L. Witterick nasceu na China, mas foi viver para o Canadá com apenas 7 anos. Licenciou-se em Gestão pela Universidade de Western Ontario. Mais tarde, tornou-se presidente de uma das maiores empresas de gestão de fundos do país.

Voltou agora a atenção para a sua paixão: a escrita. O Segredo da Minha Mãe é o seu primeiro romance, foi finalista do National Jewish Book Award e está publicado em 11 línguas.

Parte dos lucros obtidos com o livro foi doada a instituições de caridade, uma forma que a autora encontrou para honrar os «Justos entre as Nações», pessoas não judias que arriscaram a vida para ajudarem judeus a escaparem à morte durante o Holocausto.​


Sem comentários: