quarta-feira, 1 de novembro de 2017

VOGAIS: De Laurence Rees, o livro mais esclarecedor alguma vez escrito sobre o Holocausto


«De longe, o livro mais esclarecedor alguma vez escrito sobre o holocausto, e também o melhor a explicar as suas origens e mentalidade grotesca, assim como o seu desenvolvimento caótico.» — Antony Beevor, autor de Dia D e A Queda de Berlim

«Quem pretenda uma explicação convincente e compreensível do como e porquê de o Holocausto ter acontecido, fundamentada em estudos recentes e que inclua entrevistas comovedoras e angustiantes com vítimas, bem como relatos dos responsáveis, não precisa de procurar mais. O livro de Laurence Rees engloba tudo isso.» — Sir Ian Kershaw, autor de Hitler: Uma Biografia

Este livro marcante responde a duas das mais fundamentais questões da História: como e porquê aconteceu o Holocausto.

Laurence Rees, autor multipremiado e visto como um dos maiores especialistas mundiais no período histórico da 2.ª Guerra Mundial, passou 25 anos a entrevistar sobreviventes e responsáveis pelo Holocausto, e agora, neste importante livro, conjuga esses testemunhos com a mais recente pesquisa académica sobre o tema, para criar o primeiro relato acessível e fidedigno do Holocausto em mais de três décadas.

Nesta verdadeiramente nova e inédita história do Holocausto, Rees cria uma narrativa vertiginosa, que contém muitos testemunhos nunca antes divulgados, enquadrando-os no contexto da análise do processo de decisão do Estado Nazi. Contudo, não cinge o seu estudo ao universo alemão, abrangendo todos os intervenientes neste período de perseguições e mortes que espalharam o horror por todo o continente europeu, não apenas entre os judeus mas também entre homossexuais, ciganos e deficientes.

A VOGAIS disponibiliza os primeiros capítulos para leitura aqui.


Quais foram as razões que levaram os nazis a decidir exterminar todo um grupo de pessoas? Porque pegaram eles em milhões de homens, mulheres e crianças e os gasearam, fuzilaram, mataram à fome, de pancada; porque é que os mataram de todas as formas possíveis? Qual era o lugar ocupado por este genocídio por entre o catálogo de horrores pelo qual os nazis foram responsáveis?

Durante os últimos 25 anos tenho pensado nestas questões, enquanto escrevia e produzia várias séries documentais televisivas sobre os nazis e a Segunda Guerra Mundial. No decurso do meu trabalho, viajei para muitos países e conheci centenas de testemunhas oculares deste período — incluindo aqueles que sofreram às mãos dos nazis, como Freda Wineman, aqueles que assistiram ao que se passava como observadores, e aqueles que cometeram crimes enquanto perpetradores. Apenas uma fração dos testemunhos reunidos para os meus filmes foi alguma vez publicada. O Holocausto é o crime mais infame da história do mundo. Temos de compreender como esta obscenidade foi possível. E este livro, baseando-se não apenas nesse material inédito, mas também em trabalhos académicos recentes e documentos da época, é a minha tentativa de fazer exatamente isso. (…) Finalmente, embora o conteúdo do livro que acabou de ler seja perturbante, creio que continua a ser importante compreender como e porque é que este crime aconteceu. Porque esta história nos conta, talvez mais do que qualquer outra, aquilo de que a nossa espécie é capaz. — Laurence Rees

Índice:
A Consolidação do Poder (1933-1934) | As Leis de Nuremberga (1934-1935) | A Educação e a Construção de um Império (1935-1938 | A Radicalização (1938-1939) |O Início da Guerra Racial (1939-1940) | A Perseguição a Ocidente (1940-1941) | A Guerra de Extermínio (1941) | O Caminho para Wannsee (1941-1942) | Busca e Execução (1942) | Os Campos de Extermínio Nazis na Polónia (1942) | Matar e Persuadir Outros a Ajudar (1942-1943) | Opressão e Revolta (1943) | Auschwitz (1943-1944) | A Calamidade Húngara (1944) | Assassínio Até ao Fim (1944-1945)



Sobre o autor:
Laurence Rees, licenciado pela Universidade de Oxford, ganhou o British Book Award para Livro de História do Ano em 2006, pelo seu bestseller Auschwitz: Os Nazis e a «Solução Final» (Ed. D. Quixote, 2005). Diretor criativo de programas de História da BBC TV durante muitos anos, escreveu seis livros sobre os nazis e a Segunda Guerra Mundial, incluindo The Nazis: A Warning From History, World War II: Behind Closed Doors e The Dark Charisma of Adolf Hitler, bem como os documentários televisivos que acompanharam os livros. Entre os vários prémios com que já foi galardoado, contam-se um BAFTA e dois Emmys.



Sem comentários:

WOOK - www.wook.pt