terça-feira, 17 de outubro de 2017

O Terrível - A Grande Biografia de Afonso de Albuquerque

Afonso de Albuquerque, também conhecido por O Terrível, ficou célebre pela sua tenacidade e audácia e é uma das figuras cimeiras dos Descobrimentos portugueses. Conquistou e dominou pontos-chave no oceano Índico com uma estratégia ambiciosa e um arrojado conjunto de ações que ampliaram o quadro em que os portugueses se movimentaram no Oriente durante os séculos XVI e XVII, assegurando assim um vasto controlo do comércio de produtos asiáticos, desde o Golfo Pérsico à China.

Nesta biografia inovadora e amplamente documentada e ilustrada, o historiador José Manuel Garcia ajuda-nos a conhecer a fundo o percurso de vida e a personalidade de Afonso de Albuquerque, dando voz ao próprio e aos cronistas do seu tempo para que possamos ouvir o governador do Estado da Índia passados mais de quinhentos anos após a sua morte.

Escrita na primeira pessoa, numa ortografia atualizada, com recurso a citações das cartas de Afonso de Albuquerque, O Terrível - A Grande Biografia de Afonso de Albuquerque dá novas perspetivas sobre o grande homem do Império Português na Índia: a data de nascimento; as datas das conquistas; a relação com a escrava Ximena; a filha; a fama de mulherengo e de defensor da prostituição. José Manuel Garcia revela aqui novos aspetos que dão realismo à história de Afonso de Albuquerque. De leitura obrigatória para todos os interessados na história dos Descobrimentos Portugueses.

Sobre o autor:
José Manuel Garcia nasceu em Santarém em 1956 e doutorou-se em História pela Universidade do Porto com uma tese sobre a Historiografia Portuguesa dos Descobrimentos e da Expansão nos séculos XV a XVII. Desenvolveu atividades na Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses, na Fundação Calouste Gulbenkian, e está ligado a várias instituições como a Academia Portuguesa da História, a Academia de Marinha e o Instituto de História da Arte da Universidade Nova de Lisboa. É atualmente investigador no Gabinete de Estudos Olisiponenses.

Participou na organização de numerosos catálogos e exposições, editou obras de Fernão Mendes Pinto, Luís Fróis, Alexandre Herculano, Sousa Viterbo, Virgínia Rau, Jaime Cortesão e José Leite de Vasconcelos, além de ter publicado abundante bibliografia sobre História de Portugal e dos Descobrimentos. Mais informação disponível em http://esferadoslivros.pt/book-author/jose-manuel-garcia/





Sem comentários: