O livro “Ética no mundo real – 82 breves ensaios sobre coisas realmente importantes”, de Peter Singer, é um dos nomeados para o Prémio da Arte do Ensaio de 2017 do PEN/ Diamonstein-Spielvogel, da Pen American Center.
Esta obra foi lançada em Portugal em abril deste ano, pela Edições 70, uma chancela do Grupo Almedina. Nela, e à semelhança do que acontece nos seus livros anteriores, Peter Singer tenta, em grande medida, responder a questões importantes da atualidade, fazendo com que a discussão saia dos departamentos de filosofia e chegue a todos.
Peter Singer – nome sonante da Filosofia Contemporânea – defende que o que não puder ser dito claramente, também não pode ser pensado com clareza. Assim, e de acordo com esta linha de pensamento, “Ética no mundo real” reúne vários textos publicados em jornais e revistas, num estilo que, com a pressão de não exceder as mil palavras, deveria privilegiar tanto a clareza como a concisão.
De forma a cativar o leitor para a reflexão filosófica livre, sem o peso dos formalismos académicos, e sem perder com isso o próprio rigor da filosofia, “Ética no mundo Real” é, assim, uma compilação de 82 ensaios, traduzidos por Desidério Murcho, que pretende levar os leitores a refletir sobre questões relacionadas com problemas que nos acompanham em domínios tão diferentes como a bioética, a homossexualidade, a política, o desporto, o trabalho, os direitos dos animais, o aborto ou a eutanásia.
Esta obra, disponível em Portugal, está à venda por 16,90 €.
Sobre o autor:
Peter Singer nasceu em Melbourne, na Austrália, em 1946. Estudou na Universidade de Oxford e é professor de Bioética na Universidade de Princeton (University Center for Human Values) e na Universidade de Melbourne (Centre for Applied Philosophy and Public Ethics). Dirige o Centre for Human Bioethics e o Centre for Applied Philosophy and Public Ethics. Autor de uma vasta bibliografia sobre Ética Prática, na qual trata os problemas filosóficos a partir de uma perspetiva utilitarista, tornou-se particularmente conhecido com o livro "Libertação Animal", publicado em meados da década de 70 e considerado a bíblia do movimento com o mesmo nome. Da sua vasta bibliografia destacam-se também "Ética prática", "A vida que podemos salvar" e "Como havemos de viver?". Dele a Edições 70 publicou "O maior bem que podemos fazer - Como o altruísmo eficaz está a mudar as ideias sobre viver eticamente".
Sem comentários:
Enviar um comentário