terça-feira, 27 de junho de 2017

O Olhar da Mente: um caso do inspetor Van Veeteren

Håkan Nesser é autor de mais de 20 livros, sobretudo policiais, traduzidos para 20 línguas.

A sua obra tem sido regularmente premiada, destacando-se o Prémio para Novos Autores da Academia Sueca de Escritores de Policiais.

Recebeu três vezes o Prémio de Melhor Romance Policial Sueco e foi ainda o vencedor do Melhor Romance Policial da Escandinávia.

«O Olhar da Mente é um thriller psicológico sem igual. Este romance empolgante, de um dos principais autores suecos de policiais, podia ser o guião de um filme de Alfred Hitchcock.» —The Sunday Times

«Irónico, insensível, mordaz e até ligeiramente psicótico, Van Veeteren é o herói mais atraente e detestável desde o Dr. House.» — Oprah Magazine

Sobre o livro:
Por vezes, a verdade está mesmo à nossa frente.

Só a justiça é cega.

Uma manhã, o conceituado professor Janek Mitter acorda completamente desorientado no seu apartamento. Com a cabeça a latejar, sem se lembrar de nada da noite anterior, vagueia pela casa até encontrar a mulher, Eva Ringmar, morta na banheira. Apesar de Mitter ter chamado logo a polícia, é considerado o principal suspeito do crime.


Quando o experiente inspetor Van Veeteren é chamado para investigar o caso, duvida imediatamente da simplicidade do mesmo, mas Mitter acaba por ser julgado pelo homicídio da sua companheira e é condenado a cumprir pena num hospital psiquiátrico.

Quando, pouco tempo depois, o professor aparece assassinado no hospício, Van Veeteren reabre o caso e avança com uma investigação às duas mortes. Partindo de uma carta enviada por Mitter pouco tempo antes da sua morte, o inspetor entra numa aterradora viagem a um passado terrivelmente sombrio.

​O Olhar da Mente já nas livrarias (Ed. Topseller | ​17,69€ | 272 pp.) e as primeiras páginas encontram-se disponíveis para leitura imediata aqui.





Imagem intercalada 1


Sobre o autor:
Håkan Nesser é um escritor sueco, autor de mais de 20 livros, sobretudo policiais, já traduzidos para 20 línguas.
A sua obra tem sido galardoada com vários prémios, entre os quais o Ripper (Melhor Ficção Policial Europeia), o Prémio da Academia Sueca de Literatura Policial e ainda o prémio Glass Key (Melhor Romance Policial da Escandinávia).​


Sem comentários: