quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Uma obra rigorosa e bem informada sobre a História de Angola

Título: Breve HistÓria da Angola Moderna
Autor: David Birmingham
N.º de Páginas: 208
PVP: 16,00 €
Género: Não Ficção/História
Nas livrarias a 18 de Janeiro
Guerra e Paz Editores

Sinopse
Esta história de Angola incide particularmente sobre o período entre 1820 e o início do século XXI, constituindo uma obra essencial para a compreensão das actuais relações entre Portugal e Angola.
David Birmingham detalha a evolução social, económica e política de Angola, abordando temas como a exportação massiva de escravos, o desmoronar do sonho do mapa cor-de-rosa face ao ultimato britânico, a tentativa de criar uma pátria judaica em Angola, a Guerra Colonial, os violentos anos de guerra civil que se seguiram à independência, os negócios de petróleo e diamantes ou os recentes investimentos de angolanos ricos – como Isabel dos Santos, a primeira mulher africana bilionária – na antiga metrópole, como uma nova forma de «neocolonialismo». A obra inclui uma cronologia histórica.

Sobre o autor:
David Birmingham. David Birmingham é um dos principais investigadores da história moderna e contemporânea de Angola. O seu primeiro livro, sobre a conquista de Angola pelos Portugueses, foi publicado em 1965, pela Oxford University Press. Desde então, escreveu diversos livros, incluindo A Concise History of Portugal (editado em português sob o título História de Portugal). Com Phyllis Martin, editou a obra History of Central Africa, em três volumes.
Leccionou em universidades africanas e na SOAS, a Escola de Estudos Orientais e Africanos da Universidade de Londres, antes de se tornar professor de História Moderna na Universidade de Kent, no Reino Unido, onde se jubilou.



Sem comentários: