quarta-feira, 11 de janeiro de 2017 | By: Maria Manuel Magalhaes

Stephen King e Alexandre Herculano pela 11x17

Na próxima sexta-feira, 13 de janeiro, chegam às livrarias portuguesas «The Shining», de Stephen King, uma das mais aterrorizadoras histórias do autor; e «História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal – Tomo I», de Alexandre Herculano.

Título: «História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal - Tomo I»
Autor: Alexandre Herculano
Género: História / História de Portugal
N.º de páginas: 240
Data de lançamento: 13 de janeiro
PVP: € 7,70

Em 1846, Alexandre Herculano publica o primeiro livro da sua História de Portugal e, até 1853, seguem-se-lhe mais três volumes. Em 1850 interrompe este trabalho e a sua atenção dirige-se então para um dos mais importantes particularismos da história de Portugal – a política de intolerância religiosa – e, em 1854, publica o primeiro volume da «História da Origem e Estabelecimento da Inquisição em Portugal». Uma importante análise que trata do aparecimento do sistema inquisitorial, na Europa e entre nós, acompanha a situação dos judeus em Portugal e observa as relações que se estabelecem entre a Inquisição e o poder político, especialmente durante os séculos XV e XVI, nomeadamente até ao reinado de D. João III.

Sinopse:
«Podíamos escrever a história da Inquisição, desse drama de flagícios que se protrai por mais de dois séculos. Os arquivos do terrível tribunal aí existem quase intactos. Perto de quarenta mil processos restam ainda para darem testemunho de cenas medonhas, de atrocidades sem exemplo, de longas agonias. Não quisemos. Era mais monótono e menos instrutivo. Os vinte anos de luta entre D. João III e os seus súbditos de raça hebreia, ele para estabelecer definitivamente a Inquisição, eles para lhe obstarem, oferecem matéria mais ampla a graves cogitações. Conheceremos a corte de um rei absoluto na época em que a monarquia pura estava em todo o seu vigor e brilho; conheceremos a corte de Roma na conjuntura em que, confessando os seus anteriores desvios, ela dizia ter entrado na senda da própria reformação, e poderemos comparar isso tudo com os tempos modernos de liberdade.»

Título: «The Shining»
Autor: Stephen King
Género: Literatura / Terror
N.º de páginas: 648
Data de lançamento: 13 de janeiro
PVP: € 11,00

Esta é considerada provavelmente a melhor história de terror da literatura mundial e que chega finalmente a Portugal numa edição de bolso. Lançado originalmente em 1977, «The Shining» tornou-se um livro de referência na literatura de terror, tendo originado o filme com o mesmo nome com realização de Stanley Kubrick, em 1980, e uma minissérie produzida por Mick Garris, em 1997.

Sinopse:
Jack Torrence é contratado para tomar conta de um velho hotel isolado no meio das montanhas Rochosas, no Colorado, durante o inverno, altura em que este se encontra isolado. Tudo indica que este emprego será a solução dos seus problemas e dos da sua família – Jack vai conseguir terminar a peça que anda a escrever, as dificuldades vão ficar para trás, a sua mulher vai deixar de sofrer e o seu filho Danny, um rapazinho de cinco anos de uma incrível sensibilidade, vai poder a respirar ar puro e ultrapassar as estranhas convulsões que tem tido. Mas as coisas não são tão perfeitas como parecem - existem forças malignas nos antigos corredores do hotel e, isolados do mundo pelos fortes nevões e sem meios de comunicar com o exterior, Jack e a família são uma presa fácil para as criaturas sinistras que por ali pairam. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança, e, inevitavelmente, um confronto entre o bem e o mal vai ter que ser travado.