quinta-feira, 10 de novembro de 2016 | By: Maria Manuel Magalhaes

Novidade Esfera dos Livros: Os Nossos Adolescentes e a Droga, de Mário Cordeiro


O pediatra em que os portugueses mais confiam aborda desta vez um tema muito sensível mas que é urgente discutir: os adolescentes e a droga. Partindo de casos clínicos reais, vivências e experiências, Mário Cordeiro convida o leitor a compreender este submundo cada vez mais complexo, através de diversas viagens com toxicodependentes e com pais, educadores e profissionais portugueses e estrangeiros envolvidos nesta problemática.

. Numa linguagem prática e direta, que vai ao encontro das dúvidas dos adolescentes, dos pais e educadores, são abordados temas como a cannabis, as drogas sintéticas, a “droga da violação”, o LSD e outros alucinogénios ou o ecstasy, entre outras. As drogas vieram para ficar e vão, nos tempos mais próximos, causar a deterioração da saúde de muitas pessoas, muitas das quais vão morrer por sua causa. Só bem informados, de maneira isenta, verdadeira e rigorosa, poderemos acertar as estratégias individuais e coletivas, de modo a que as escolhas se baseiem em decisões responsáveis, tendo em vista o próprio, os outros e a comunidade em geral.

. Ao longo das páginas do livro aborda-se ainda o debate sobre a legalização das drogas, as leis europeias e portuguesas ou a questão do álcool. São apresentados factos e protagonistas, e verdade científica, com menção a algumas estratégias e programas que se revelaram eficientes. Para que não restem dúvidas e se discuta abertamente este tema, porque mais vale prevenir do que tratar.

À venda a 11 de novembro.

foto Mário CordeiroSobre o autor:
Mário Cordeiro é pediatra e é professor aposentado de Pediatria e de Saúde Pública da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. É membro da Sociedade Portuguesa de Pediatria e de diversas organizações profissionais, e de pais e familiares de crianças com doenças crónica. Foi presidente da European Society for Social Pediatrics e da secção de Pediatria Social e Comunitária da Sociedade Portuguesa de Pediatria, e membro relator da Comissão Nacional da Mulher e da Criança, da Comissão Nacional dos Direitos da Criança e da Comissão para as Boas Práticas em Lares de Crianças, tendo representado o país em diversos comités especializados da União Europeia e trabalhado com o governo do Reino Unido na elaboração de programas de promoção da saúde e na execução do Boletim de Saúde Infantil e Juvenil, para lá de ter dado aulas em Valencia e Barcelona. Dirigiu o Observatório Nacional de Saúde e fundou a Associação para a Promoção da Segurança Infantil, intervindo regularmente em prol dos direitos das crianças, enquanto pessoas e cidadãos. Associando à sua vasta formação pediátrica, conhecimentos nas áreas da psicologia e da sociologia e antropologia, Mário Cordeiro é autor dos livros O Grande Livro do Bebé, O Livro da Criança, O Grande Livro do Adolescente, Dormir Tranquilo, O Grande Livro dos Medos e das Birras, 1333 Perguntas para Fazer ao Seu Pediatrae Educar Com Amor, publicados pela Esfera dos Livros.