terça-feira, 16 de agosto de 2016 | By: Maria Manuel Magalhaes

Do artesanato para o livro: “As Contadeiras de Histórias” de Sofia Paulino

Título: As Contadeiras de Histórias 
Autor: Sofia Paulino 
Coleção: Contadeiras de Histórias 
N.º de páginas: 32 
PVP: €14.00

São poucas as bibliotecas, livrarias com oferta de artesanato ou feiras dedicadas às artes que não ouviram ainda falar das “Contadeiras de Histórias”, criadas por Sofia Paulino.

Peças únicas que têm como conceito o mundo dos livros e da leitura, e como prioridade a utilização de materiais reutilizáveis, as “Contadeiras” são já conhecidas e aclamadas em todo o país e também no estrangeiro.
Um artesanato de autor conceptual que passa agora (e finalmente) para livro ilustrado e que irá agradar a todas as idades; desde os mais novos, cujo contacto manual com as peças e sua construção através dos ateliers efetuados em várias bibliotecas e escolas do país, até aos adultos, que as vêm colecionando ao longo dos anos.

Sobre a autora:
Sofia Paulino, nascida e criada em pleno Alentejo sentiu-se, desde sempre, desperta para as artes, desde a ilustração ao artesanato, onde foi pontualmente mostrando aquilo que gostava de fazer. Influenciada pela envolvência tradicional explorou sempre este recurso. Trabalhou numa olaria, na parte da pintura das peças, mas acabou por se formar em Estratégia e Gestão Turísticas. Não seguindo este caminho, mudou-se do Alto para o Baixo Alentejo, onde criou o seu próprio negócio com o seu companheiro: uma Livraria. E mais tarde uma Editora. Este contacto com os livros, e com o mundo literário, de escritores e ilustradores, estimulou ainda mais o seu gosto pela ilustração e pelas artes. Sempre na procura de algo concreto, explorou todo o tipo de materiais. Tudo era possível e a livraria fornecia recursos inesgotáveis. Material supostamente inútil mas que veio dar origem ao seu projecto, CONTADEIRAS DE HISTÓRIAS.

Link de entrevista com a autora: http://www.tribunaalentejo.pt/tribuna/artigo/contadeiras-de-hist%C3%B3rias-made-alentejo

Link da página de facebook: https://www.facebook.com/contadeirasdehistorias/