terça-feira, 10 de maio de 2016

Novidade Saída de Emergência: Conheces Sancho?

Continuando a colecção A História de Portugal em Romances, a Saída de Emergência publica agora o livro Conheces Sancho? de Maria Helena Ventura

D. Sancho II, é uma das figuras mais trágicas e misteriosas da História de Portugal. Bisneto de D. Afonso Henriques, herdou um reino pobre e uma coroa em conflito com a nobreza e o clero. Enquanto entrava em guerra com os mouros, o próprio irmão cobiçava-lhe o trono e até o papa o traiu, destituindo-o e obrigando-o a fugir do reino que governara durante mais de duas décadas.

Sinopse:
Sancho II é um dos grandes enigmas da História de Portugal. Bisneto de D. Afonso Henriques, herdou um reino pobre e uma coroa em conflito com a nobreza e o clero. Órfão muito novo, e sem um regente familiar para o amparar, foi desconsiderado pelos grandes pares do reino, apenas interessados em aumentar os próprios privilégios.

Procurando ser tolerante e justo, cresceu numa luta constante para se impor e recuperar a dignidade, mas os poucos amigos afastavam-se, clero e nobreza conspiravam, o próprio irmão lhe cobiçava o trono. Se nos jogos palacianos Sancho perdia, nos campos de batalha saía vencedor: com o auxílio das ordens religiosas acumulou vitórias sobre os mouros. Mas nem isso foi suficiente. Quando decidiu fazer de Mencia, uma jovem e bela viúva castelhana, a rainha de Portugal, até o papa o traiu, destituindo-o e obrigando-o a fugir do reino que governara durante mais de duas décadas.


Maria Helena Ventura_Nova.jpg
Sobre a autora:
Maria Helena Ventura é natural de Coimbra, reside no concelho de Cascais. É licenciada em Comunicação Social, vertente de Jornalismo, e mestre em Sociologia da Cultura.
Escreve desde criança, tendo colaborado em jornais e revistas e no programa radiofónico Tempo de Juventude. Em 1983 começa a publicar Poesia, o género literário da sua preferência, tornando-se nesse mesmo ano membro da APE.
Em 1999 sai o seu primeiro romance. E o gosto pela ficção nunca mais a abandona.
Até ao momento tem sete livros de poesia e nove romances.




Sem comentários: