segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016 | By: Maria Manuel Magalhaes

Livros do Brasil publica As Torrentes da Primavera e Por Quem os Sinos Dobram

Chegam no dia 3 de março às livrarias duas reedições de Ernest Hemingway na renovada coleção Dois Mundos da Livros do Brasil.
Esgotado há anos em Portugal, volta agora a estar disponível As Torrentes da Primavera seguido de Um Gato à Chuva e Outros Contos, um livro menos conhecido do autor onde se inclui o seu romance de estreia, lançado pela primeira vez há 90 anos, e 14 contos escritos também nesse primeiro período da sua produção literária. Simultaneamente é publicado Por Quem os Sinos Dobram, um dos mais conhecidos e lidos romances de Hemingway, um verdadeiro clássico da literatura universal que, desde 1955, tem tido várias reedições na Livros do Brasil. Este título, incluído no Plano Nacional de Leitura, é um dos mais reputados romances sobre a Guerra Civil de Espanha. Foi originalmente publicado em 1940 e logo em 1943 adaptado ao cinema por Sam Wood, um filme que contou com Gary Cooper e Ingrid Bergman nos papéis principais.


Título: As Torrentes da Primavera seguido de Um Gato à Chuva e Outros Contos
Autor: Ernest Hemingway
Tradutor: Maria Luísa Osório e Alexandre Pinheiro Torres
N.º de Páginas: 208
PVP: 14,40 €

As Torrentes da Primavera seguido de Um Gato à Chuva e Outros Contos
Romance de estreia de Ernest Hemingway, publicado originalmente em 1926, As Torrentes da Primavera conta a história de dois homens – um deles escritor, o outro veterano de guerra, ambos funcionários de uma fábrica de bombas no norte do Michigan e os dois em busca da sua mulher ideal. Paródia à escola literária da sua geração, aos seus temas e estilos, este é um texto de juventude cheio de ironia por onde despontam já, com vigor, as valiosas características literárias que Hemingway viria a consolidar em numerosas obras de referência. E que são confirmadas pelo conjunto de catorze contos apresentados neste volume, escritos também nesses seus primeiros anos de criação.

Título: Por Quem os Sinos Dobram
Autor: Ernest Hemingway
Tradutor: Monteiro Lobato
N.º de Páginas: 512
PVP: 18,80 €

Em 1937 Ernest Hemingway viajou para Madrid, com o intuito de aí realizar algumas reportagens sobre a resistência do governo legítimo de Espanha ao avanço dos revoltosos fascistas. Três anos mais tarde, concluiria a elaboração de um dos mais famosos romances sobre a Guerra Civil de Espanha, Por Quem os Sinos Dobram. A história de Robert Jordan, um jovem americano das Brigadas Internacionais, membro de uma unidade guerrilheira que combate algures numa zona montanhosa, é um relato de coragem e lealdade, de amor e derrota, que acabou por constituir um dos mais belos romances de guerra do século XX. «Se a função de um escritor é revelar a realidade», escreveria o editor Maxwell Perkins em carta dirigida a Hemingway após ter concluído a leitura do seu manuscrito, «nunca ninguém o fez melhor do que você.»

Sobre o autor:
Ernest Hemingway, um dos grandes nomes da literatura do século XX, nasceu em Oak Park, no Illinois, a 21 de julho de 1899, e suicidou-se em Ketchum, no Idaho, em julho de 1961. Em 1953 ganhou o Prémio Pulitzer, com O Velho e o Mar, e em 1954 o Prémio Nobel de Literatura.