quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Terra Negra - o Holocausto como História e aviso, de Timothy Snyder, a 5 de fevereiro nas livrarias

Título: Terra Negra – o Holocausto como História e aviso
Autor: Timothy Snyder
Género: História / Atualidade
Tradução: Pedro Carvalho e Guerra e Rita Carvalho e Guerra
N.º de páginas: 608
Data de lançamento: 5 de fevereiro
PVP: 22,20€

Best-seller do New York Times; incluído na lista dos melhores livros do ano de 2015 das seguintes publicações: Publishers Weekly, The Economist, The Washington Post, The New York Times e El País.
Em Terra Negra, Timothy Snyder apresenta uma nova explicação para a grande atrocidade do século XX, revelando os riscos que corremos no século XXI. Tendo como base novas fontes de informação vindas da Europa de Leste e testemunhos esquecidos de sobreviventes judeus, Terra Negra narra o genocídio dos judeus como um acontecimento que ainda nos é próximo, mais compreensível do que gostaríamos de admitir e, desse modo, ainda mais assustador.
Ao tornarmos as lições do Holocausto numa nota de rodapé, falhamos em compreender a modernidade, colocando o futuro em risco. O início do século XXI começa a assemelhar-se com o início do século passado, à medida que a preocupação com comida e água acompanha os novos desafios ideológicos que se colocam globalmente. O nosso mundo está mais próximo do de Hitler do que gostaríamos de admitir e, para salvá-lo, é necessário encarar honestamente o Holocausto e nós mesmos, tal como somos.
Original e profundamente fascinante, Terra Negra demonstra que o Holocausto não é apenas História – é, também, um aviso.


«Uma obra magistral que equilibra rigor e humanidade, alicerçada em linguagem clara e argumentação sólida.» José Carlos Fernandes, Time Out
«Um livro que nos faz pensar sobre o poder do mal enquanto força humana organizada.» Fernando Sobral, Sábado
«Nos tempos de crescente intrasigência e de falta de esperança que cruzamos, será útil termo presentes as lições amargas que oferece um conhecimento criterioso do passado.» Ler

Sobre o autor:
Timothy Snyder é professor catedrático de História na Universidade de Yale. É o autor de Terra Sangrenta (Bertrand, 2011), vencedor do prémio literário da Academia das Artes e Letras Americanas, do Prémio Hannah e do Leipzig Book Prize for European Understanding. É, atualmente, colaborador regular da The New York Review of Books e do Times Literary Supplement, tendo colaborado anteriormente como editor da The New Republic. Vive em New Haven, Connecticut.


Sem comentários: