quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Novidade Guerra & Paz: Todas as famílias têm um segredo

Título: O Meu Avô Luís
Autor: Sofia Pinto Coelho
N.º de Páginas: 248 páginas + 32 a cores
PVP: 16,50€
Género: Não ficção
Nas livrarias a 21 de outubro

Luís Pinto Coelho era um homem perfeito. Bonito, casado, pai de seis filhos, católico, fiel a Salazar. Em 1961, o presidente do conselho, o professor Salazar, manda-o para Madrid como Embaixador de Portugal. Irrompe, então, no seu caminho, Kit, uma top model norte-americana fulgurante, livre de preconceitos.

Não foi um encontro, foi um terramoto que não deixou pedra sobre pedra.

É pela mão de Sofia Pinto Coelho que nos chega a história de Luís Pinto Coelho, professor catedrático de Direito, figura respeitadíssima do Estado Novo, avô da jornalista da SIC. Todas as famílias têm segredos e nem sempre estão escondidos. Sobrevivem muitas vezes à vista de todos.

O meu avô Luís chega dia 21 às livrarias e é uma dessas histórias, descortinada em filmes antigos e cartas numa arrecadação. Resgatada por Sofia Pinto Coelho: «Quando comecei a ver os filmes, estava longe de imaginar que aquelas imagens me iriam despertar a curiosidade pela sua história e, muito menos, que iria ter vontade de a contar.»

O pano de fundo deste livro é a vida das grandes famílias no Portugal do final dos anos 50 e da década de 60.Desse fundo histórico, emerge um homem que por amor, renunciou a tudo: à pátria, a Salazar, à família.

Mas o país tinha mão pesada para quem se atrevia a violar as regras sociais e «o avô Luís» pagará o preço da ousadia. «Ainda não me tinha apercebido de que ninguém conhecia a verdadeira dimensão do abalo que o romance provocara no seu espírito».

A sessão de lançamento decorre no dia 22 de Outubro, às 18h30, no Goethe Institut, em Lisboa. Com apresentação de Francisco Sarsfield Cabral.



Sem comentários: