quinta-feira, 22 de outubro de 2015

D. Afonso III, de Diogo Freitas do Amaral, nas livrarias a 30 de outubro

Título: D. Afonso III
Autor: Diogo Freitas do Amaral
Género: Ensaio
N.º de páginas: 304
Data de publicação: 30 de outubro
PVP: 17,70 €

Uma análise minuciosa e inovadora sobre o quinto rei de Portugal, D. Afonso III, O Bolonhês, que em 1248 sucedeu ao seu irmão D. Sancho II e que Freitas do Amaral considera um dos principais monarcas da História de Portugal.
Um estudo que acompanha o percurso de vida de D. Afonso III, desde a sua educação em França até ao seu reinado em Portugal, sublinhando e tentando interpretar a importância de um monarca que cunha de forma indelével a vida nacional. Freitas do Amaral destaca os pontos que considera mais marcantes no exercício do poder de D. Afonso III sem esquecer que foi o monarca que pela primeira vez convocou as Cortes – assembleia geral do reino – com representantes de toda a sociedade, que definiu Lisboa como capital do reino e que definiu o território continental sensivelmente com as mesmas fronteiras que ele tem hoje.

Sobre o autor:
Diogo Pinto de Freitas do Amaral é professor de Direito e político português.
Nasceu na Póvoa de Varzim, de família vimaranense, em 21 de Julho de 1941. Formou-se em Direito, em 1963, pela Universidade de Lisboa, onde se doutorou em 1967. Ascendeu a professor catedrático em 1984. Tem numerosa bibliografia científica publicada. Foi fundador e primeiro presidente do CDS e seu presidente durante 12 anos. Levou o CDS ao governo, primeiro com o PS (1978) e depois com o PSD e o PPM (1980-1983). Foi deputado, ministro dos Negócios Estrangeiros e da Defesa Nacional, vice-primeiro-ministro e primeiro-ministro interino.
No plano internacional, foi presidente da União Europeia das Democracias Cristãs (1981-1983) e presidente da 50.ª Assembleia Geral da ONU (1995-1996).

Sem comentários: