quinta-feira, 24 de setembro de 2015 | By: Maria Manuel Magalhaes

Novidade Esfera dos Livros: "Os Códigos e as Operações dos Espiões Portugueses"

Frequentemente vistos como personagens de filmes e livros, os espiões são homens e mulheres bem reais, que circulam entre nós, apesar do manto de secretismo e mistério que os envolve. António José Vilela, mostra-nos neste livro como é a vida dos espiões portugueses, através de casos e episódios que nos proporcionam uma visão abrangente sobre o extraordinário mundo dos serviços secretos nacionais.

Os Códigos e As Operações dos Espiões Portugueses é uma obra decisiva para conhecer e compreender uma das realidades mais escondidas do nosso país: quais as suas regras, como é feito o recrutamento, como são treinados, como nos vigiam e se infiltram, quais as técnicas utilizadas, quais as principais operações, que homens são estes...?

Sinopse:
Frequentemente vistos como personagens de filmes e livros, os espiões são homens e mulheres bem reais, que circulam entre nós, apesar do manto de secretismo e mistério que os envolve. O jornalista António José Vilela mostra-nos neste livro como é a vida dos espiões portugueses, através de uma série de casos e episódios que nos proporcionam uma visão abrangente sobre o extraordinário mundo dos serviços secretos nacionais:

- O acesso ilegal a dados telefónicos nas secretas e a operação montada pelo antigo chefe dos espiões Silva Carvalho.

- A vigilância dos agentes do SIS aos sírios vindos da prisão de Guantánamo.

- Os negócios angolanos sob vigilância e a burla milionária que trouxe os espiões de Angola a Portugal.

- O dinheiro da Al-Qaeda em Lisboa e o ataque terrorista ao Euro 2004.

- O espião português fascinado por Khadafi que acabou debaixo de fogo em plena revolução líbia.

- Os encontros com os espiões da CIA e o alvo chamado Pedro Santana Lopes.

Estas são apenas algumas das muitas histórias de um livro que nos revela, ainda, alguns dos segredos mais bem guardados dos espiões portugueses e o modo como se movem na sombra para garantir a segurança nacional. Quais as suas regras, como é feito o recrutamento, como são treinados, quais as técnicas utilizadas, quais as principais operações, que homens são estes...? Os Códigos e As Operações dos Espiões Portugueses é uma obra decisiva para conhecer e compreender uma das realidades mais escondidas do nosso país.

Sobre o autor:
António José Vilela Jornalista desde 1992, 47 anos, é grande repórter da revista Sábado. Licenciado e doutorando em Comunicação Social, mestre em Ciência Política, pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), da Universidade de Lisboa. É professor auxiliar convidado, desde 1999, no ISCSP. No curso de Ciências da Comunicação, é docente das cadeiras de Técnicas de Imprensa e Jornalismo Digital. No mestrado de Comunicação Social, leciona Jornalismo de Investigação e Produção Jornalística. Venceu dois prémios nacionais de jornalismo: Prémio Reportagem Segurança Rodoviária (1999) e Prémio Reportagem Orlando Gonçalves (2004), ambos com trabalhos publicados na Notícias Magazine (Diário de Notícias/Jornal de Notícias). É autor dos livros Viver e Morrer em Nome das FP 25 de Abril (2005); Segredos e Corrupção: o Negócio das Armas em Portugal (2009); Salazar e a Conspiração do Opus Dei (2011) e Segredos da Maçonaria Portuguesa, editado pela Esfera dos Livros, em 2013.