quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Novidade Bertrand: J, de Howard Jacobson

Título: J
Autor: Howard Jacobson
Género: Ficção
Tradução: Ana Ribeiro
N.º de páginas: 352
Data de publicação: 25 de setembro
PVP: 17,70 €

Depois de ter ganho o Man Booker Prize em 2010, Howard Jacobson foi finalista da shortlist de 2014 com esta distopia literária.
Passado num lugar onde a memória coletiva desapareceu e o passado é um território perigoso, que não deve ser visitado e de que não se deve falar, J é uma história de amor estranha e inventiva, terna e aterradora.
Kevern não sabe por que razão o seu pai levava dois dedos aos lábios sempre que dizia uma palavra começada por jota. Não era o tempo nem o lugar certos, e continuam a não ser, para se fazer perguntas. Ailinn também cresceu sem saber quem era ou de onde vinha. Quando se conhecem, Kevern sente-se imediatamente atraído por ela e, apesar de desconfiados por natureza, aquilo que os une é de tal forma poderoso que parecem ter sido feitos um para ou outro.
Juntos, formam um refúgio contra a brutalidade corriqueira deixada por uma catástrofe histórica envolta em desconfiança e negação, conhecida simplesmente como AQUILO QUE ACONTECEU, SE É QUE ACONTECEU. À medida que as ações do casal os vão aproximando cada vez mais do perigo, há uma força desconhecida que os quer manter juntos, custe o que custar. Mas a história de amor que os une pode ter consequências devastadoras para a espécie humana.

Sobre o autor:
Howard Jacobson é um escritor britânico de ascendência judaica. Nascido em 1942, estudou em Cambridge.
Em 2010, venceu o Man Booker Prize com A Questão Finkler.
É autor de treze romances e cinco obras de não ficção.


Sem comentários: